O prefeito Leonaldo Paranhos e o deputado estadual Oziel Luiz Batatinha estiveram na manhã desta sexta-feira (11) no Lago Azul para anunciar a construção de uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) para o bairro. A obra contará com recursos de uma emenda do parlamentar, no valor de R$ 1,3 milhão, além de recursos do Município e do Estado do Paraná.
O atendimento na unidade de saúde do Lago Azul é elogiado pela comunidade local, mas a estrutura do prédio é antiga, construída há mais de 25 anos.
“Chegou o momento de nós fazermos também essa unidade. Já construímos 20 unidades de saúde novas em Cascavel e o Lago Azul está se desenvolvendo, entrou no perímetro urbano, vai crescer, então nós queremos fazer uma grande unidade de saúde aqui para encontrar com esse grande serviço que nossos profissionais fazem aqui”, disse o prefeito.
O deputado Batatinha contou que, em conversa com o prefeito Paranhos, questionou sobre alguma obra que fosse de extrema necessidade e que ele pudesse colaborar destinando uma emenda parlamentar. A resposta foi uma nova unidade de saúde para o Lago Azul.
“Tão logo o prefeito falou, a gente já tomou essa decisão de fazer com que essa emenda pudesse vir para a comunidade do Lago Azul. A obra custa um pouco mais do que isso. O prefeito já se colocou à disposição para buscar mais recursos”, afirmou o deputado.
O presidente da Associação de Moradores do Lago Azul, Roberto Zorzan, comemorou e disse que a comunidade, que já tem uma equipe classificada por ele como “maravilhosa” e que atende a população, agora terá uma unidade de saúde com um novo ambiente.
“Para nós, é muita alegria. A gente tem uma equipe maravilhosa aqui nessa unidade que atende o Florais do Paraná, Colônia Barreiros e Lago Azul. Nós temos uma equipe técnica, enfermagem, médicos, tudo de primeira, atendimento de primeira. O que estava faltando era a estrutura da nossa unidade”, afirma o líder comunitário.
Claudio Evaristo Cesar, assessor de gabinete da Secretaria de Saúde (Sesau), disse que o projeto arquitetônico já está pronto e agora estão sendo trabalhados os projetos complementares pela equipe de engenheiros.
Atualmente, há uma equipe do Programa Saúde da Família que atende 4,5 mil pessoas, mas com a nova unidade isso vai triplicar.
“Projetamos uma unidade com três equipes pensando não só no momento atual, mas num futuro próximo também. A região tende a crescer bastante. Nesse sentido, projeta-se essa unidade com três equipes do Saúde da Família para atender até 12 mil pessoas”, diz.
A construção será ao lado da atual unidade, que continuará atendendo normalmente durante as obras.
Em 2017, o Município de Cascavel fez um planejamento para sair dos 52% de cobertura da atenção básica para 100%. “Chegamos a 94% e acho que até o meio do ano que vem teremos em Cascavel 100% da cobertura da atenção básica. A saúde é um direito de todos”, destaca o prefeito Paranhos.
Texto: Secom/Foto: Vanderlei Faria