Foz do Iguaçu – A fronteira entre Brasil e Paraguai ganhou mais uma atração turística. Nesta semana, a Ponte Internacional da Integração teve o primeiro teste de iluminação cênica com as cores dos dois países. Do lado do Brasil, a passarela ficou nas cores verde, amarelo, azul e branco, características da bandeira brasileira. Já do outro lado, predominou as cores vermelho, azul e branco.
A Ponte da Integração une Foz do Iguaçu a Presidente Franco. De acordo com o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, que acompanhou de perto os primeiros testes, “as cores cênicas trarão ainda mais beleza e encantamento para a região do Marco das Três Fronteiras”.
A iniciativa de dar cores binacionais à Ponte da Integração partiu do consórcio responsável pela execução da obra, financiada com recursos e projetos da Itaipu, governo do Estado e governo federal. O custo da energia e a manutenção do sistema ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Foz do Iguaçu. “A ideia é integrar a iluminação com o atrativo do Marco e talvez efetivar um acendimento diário com horário programado criando mais uma atração no local”, disse o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz.
A Ponte da Integração consiste em uma estrutura do tipo esteiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. São 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. A construção da ponte é resultado de uma parceira entre Governo do Paraná, Governo Federal e Itaipu Binacional.
Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. Ela segue como o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai, mas há anos está sobrecarregada. Além da circulação de pessoas, a ponte concentra o trânsito de caminhões. Com a nova ligação, a Ponte da Amizade ficará exclusiva para veículos leves e ônibus de turismo, enquanto a Ponte da Integração receberá o transporte de carga. Ao final da obra, ela será administrada pelo governo do Paraná.
RODOVIA DAS CATARATAS
O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, atingiu em julho a marca de 16,75% de execução da obra de duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) em Foz do Iguaçu, na região Oeste.
O destaque permanece com os serviços de terraplenagem para preparação da plataforma das novas pistas e vias marginais, que já chegaram a 37,60%. Outros serviços feitos durante esta etapa de movimentação de solo são as implantações de dispositivos de drenagem e obras de arte corrente, com 16,31% de conclusão, e a construção dos passa faunas sob a pista, já 44,47% prontos.
Para os usuários que trafegam no trecho, um dos aspectos mais chamativos da obra são a implantação dos novos viadutos e da ponte sobre o Rio Tamanduá. Enquanto avançam os serviços na infraestrutura destas interseções em desnível, com estacas e fundações, a ponte já recebeu as vigas longarinas e teve sua laje concretada, sendo estes os elementos que compõem sua superestrutura.
Foram concluídos 36,40% destes serviços, incluindo a pré-fabricação de vigas e pré-lajes de viadutos da obra, que ficam armazenadas no pátio de vigas até chegar a etapa de lançamento das mesmas sobre as mesoestruturas.
Foto: André Alliana