Cotidiano

Cadê o asfalto? Mais um trecho precisa ser refeito por causa da “espessura”

Serviços nas Rua Recife já estão sendo refeitos

Cadê o asfalto? Mais um trecho precisa ser refeito por causa da “espessura”

Moradores da região oeste de Cascavel foram pegos de surpresa esta semana com um novo fechamento de um trecho de umas vias mais utilizadas para deslocamento de centro ao bairro. Em obras de revitalização desde outubro do ano passado, a Rua Recife foi novamente fechada em um trecho de três quadras, entre a Rua Pedro Miranda e a Rua Francisco Bartinik, para receber uma nova camada de asfalto, feita há pouco tempo.

Por meio de nota, a Sesop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) disse que a nova camada de asfalto será executada pela empresa responsável pela obra, sem custos para o Município, e que a decisão foi tomada de forma conjunta entre os engenheiros da fiscalização e a empresa que, através do controle tecnológico, encontraram inconformidades no trecho das três quadras e que, a complementação dos serviços é necessária para a aceitação e recebimento definitivo dos serviços.

Em outubro do ano, passado quando a obra foi iniciada, o prazo de entrega era de sete meses, que encerrou em maio deste ano, mas que ainda não foi entregue. A malha asfáltica da via que faz binário com a Rua Presidente Kennedy, está passando por uma restauração completa, desde a Rua Pedro Miranda até a Rua Souza Naves, no centro da cidade. O investimento total é de cerca de R$ 5,5 milhões.

Somente em agosto, este é o segundo caso anunciado pela Sesop em que a empresa precisa refazer o serviço, devido a espessura do asfalto menor do que foi contratado. O primeiro caso ocorreu na Avenida Rocha Pombo, região Leste da cidade, na qual a equipe de engenharia da Sesop identificou que a espessura ao invés de ter 5 centímetros está pela metade e, por isso, o asfalto precisará de correção. Na Rocha Ponto o investimento é de cerca de R$ 8,8 milhões e a empresa não é a mesma contratada para os trabalhos Rua Recife.

Sobre a Rocha Pombo, o secretário de Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy, frisou que não há um prazo específico para essa execução porque engloba o próprio prazo do contrato, ou seja, a empresa terá que apresentar esse novo serviço até o fim dos trabalhos. Os trabalhos de revitalização da Avenida Rocha Pombo, principal acesso ao Lago Municipal de Cascavel, iniciaram em dezembro do ano passado. O prazo inicial era de seis meses em obras, mas foi prorrogado e a conclusão está prevista para setembro.

A obra completa terá 48,6 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, cerca de 2,5 quilômetros, entre a Avenida Valdemar Casagrande e o via marginal da BR-467. A mesma obra irá restaurar o trecho da Rua Olindo Periolo entre a Avenida Rocha Pombo e Rua Laranjeiras do Sul.

Foto: Paulo Eduardo/O Paraná