Cotidiano

Cascavel chega a 70% da rede de iluminação pública em LED

Cascavel chega a 70% da rede de iluminação pública em LED

Iluminação pública de qualidade é fundamental para segurança da população. Em Cascavel, as antigas luminárias estão sendo substituídas pela tecnologia de LED e, neste primeiro semestre, chegou a 70% do total dos conjuntos. Para se ter ideia, os setes distritos da cidade já estão todos com a nova iluminação.

De acordo com o secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Camilo Rocha Rancy, o Município já fez duas grandes contratações de empresas, mas como agora falta um pequeno percentual, o Município está comprando mais 8,5 mil luminárias para serem instaladas pela própria equipe da secretaria. A compra que iniciou em fevereiro ainda está em tramitação, visto que os engenheiros da secretaria estão tendo que analisar todas as especificações previstas em edital, fazer os testes e fazer a compra que será na casa dos R$ 10 milhões.

Segundo Rancy, a ideia é que a cidade chegue a 80% até o fim deste ano e já no começo do próximo ano uma nova compra deve finalizar todos os conjuntos e a cidade atingir os 100% de iluminação. As novas luminárias são mais econômicas, oferecem mais claridade e têm maior eficiência energética, o que garante mais economia aos cofres públicos e segurança aos moradores, sendo que a cidade tem de 40 mil pontos de iluminação no total.
A taxa de iluminação pública que é cobrada de todo contribuinte e os vão para a CIP (Conta de Iluminação Pública) e é dessa conta que sai o dinheiro para o pagamento da energia elétrica da cidade, manutenção dos serviços e a compra de novos equipamentos.

Controle
O novo modelo da iluminação pública de Cascavel começou a ser pensado em 2018 quando os servidores da secretaria começaram a estudar os modelos de luminárias, novas tecnologias e o que tinha de melhor no mercado e que fosse mais durável. As lâmpadas LED têm maior durabilidade, podendo chegar até 15 anos, dependendo do fabricante. Outra característica positiva é que os conjuntos agregam as novas tecnologias, como é o caso da instalação de medidores, onde se pode saber certinho o custo da iluminação. Além disso, toda e qualquer compra que é feita de iluminação passa pela a análise do engenheiro eletricista da secretaria, que recebe uma amostra do conjunto, desmonta e confere item por item que foi apresentado pela a empresa.
Aproveitando a troca das luminárias a secretaria está fazendo o seu próprio cadastro e mapeando nas ruas a localização exata dos postes, separando em cores que identificam a potência de cada conjunto de luminárias, um trabalho em longo prazo, mas que com isso, o Município terá um mapeamento municipal que é importante para novos projetos.
A pessoa que identificar uma lâmpada sem funcionar deve informar o serviço Ouvindo Cidadão, por meio do telefone 156, que a equipe providencia a troca.