Cotidiano

Embarcar no Aeroporto de Cascavel fica 39% mais caro a partir de junho

Embarcar no Aeroporto de Cascavel fica 39% mais caro a partir de junho

Viajar de avião, decolando do Aeroporto Regional de Cascavel, vai ficar mais caro a partir de junho. A Transitar publicou no Diário Oficial de sexta-feira (26) uma portaria administrativa que reajusta os valores de serviços do aeroporto e, entre eles, a taxa de embarque que impacta diretamente no “bolso do consumidor”, que vai passar de R$ 23,47 para R$ 32,44 a partir do dia 26 de junho.

Willian Rafael Cruz, que é gestor do aeroporto, disse que o reajuste é necessário para conseguir manter os serviços de manutenção do aeroporto e que acabaram não sendo reajustados devido ao período da pandemia, mas que agora o aumento é necessário porque o espaço aumentou e, com isso, também cresceram as despesas. Em média, cerca de 30 mil passageiros passam pelo o local mensalmente, mas a tarifa é paga apenas no embarque, o que dá uma média de 15 mil pagas ao mês.

O gestor explicou ainda que outras tarifas também foram reajustadas, mas que alguns serviços precisam ser tabelados, mas ainda não são oferecidos pelo Aeroporto Regional, como por exemplo a taxa de conexão, já que Cascavel ainda não tem esse serviço. “Tivemos que fazer o reajuste no geral, como taxas de pousos e permanência das aeronaves, mas o que mais o que reflete para o passageiro é a taxa de embarque, é a renda que usamos para manter o espaço”, explicou.

Segundo William, mesmo com este reajuste, Cascavel ainda tem umas das menores taxas do estado. Para se ter ideia, a taxa de embarque do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é de R$ 38,86, Maringá de R$ 41,71 e de outros aeroportos da Infraero no mesmo porte do de Cascavel, a média é R$ 36,06. “Mesmo com o reajuste ainda temos a menor tarifa, já que não visamos lucro, apenas manter os serviços com qualidade”, salientou.

Além disso, a gestão do Aeroporto Regional busca elevar o nível de categoria de ‘1’ para categoria ‘2’. William Cruz explicou que essa contabilização é feita quando nos últimos anos o aeroporto passa a quantidade de 200 mil passageiros, sendo que no passado foram 282 mil e neste ano, pela a média também vai ultrapassar esse patamar. “Mudando de categoria também mudamos a forma de trabalho e podemos ter mais equipamentos que já estão sendo estudados”, frisou.

Além disso, como a Transitar está em processo de finalização de concurso público, parte dos funcionários também deve ser deslocados para o aeroporto, para serem incorporados ao quadro de funcionários. No local, existem seis voos diários para Curitiba, Campinas e Guarulhos por meio de três companhias aéreas, a Gol, Latam e a Azul.

 

Foto: Secom

 

Projetos de ampliação e modernização

A Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas continua elaborando os projetos de modernização e de ampliação para a Aeroporto Regional, conforme matéria exclusiva do O Paraná publicada ainda em março, o secretário de Obras, Sandro Rocha Rancy. Um dos projetos busca aumentar a pista de pouso e decolagens. A atual tem 1.771 metros, com 45 metros de largura. A meta é chegar a 2,5 mil metros, trazendo mais conforto e segurança para pilotos e passageiros. Também estão sendo executados projetos para aumentar o terminal de passageiros e o pátio de aeronaves, passando de dois para três fingers, já que atualmente três empresas operam no local. Também há proposta para construção de um barracão que será locado para as operadoras depositar cargas e bagagens. Além disso, a unificação dos espaços para carga facilitará o despacho de bagagens.