Automóveis

Novo Porsche Cayenne tem mais luxo e desempenho

Novo Porsche Cayenne tem mais luxo e desempenho

A Porsche refinou completamente seu bem-sucedido SUV de luxo. O novo Cayenne estreia com um conceito de display e controle altamente digitalizado, nova tecnologia de chassi e recursos inovadores de alta tecnologia. Os faróis de LED HD-Matrix de alta definição fornecem iluminação rodoviária adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade do ar filtra os poluentes da atmosfera no interior e, pela primeira vez no Cayenne, os passageiros dianteiros têm seu próprio display de info-entretenimento — para streaming de vídeos durante a viagem, por exemplo. Com seu design amplamente aprimorado e sua gama de motores mais potentes, o Cayenne enfatiza sua reivindicação de ser o carro mais esportivo de seu segmento.

O equipamento padrão do Cayenne foi significativamente expandido para incluir faróis LED Matrix, novo display curvo de 12,6”, interior totalmente renovado, assistente de manutenção de faixa, carregamento para smartphone com recarga indutiva de até 15 watts, entre outros aspectos.
Neste momento, a Porsche está oferecendo no Brasil o novo Cayenne a partir de R$ 810.000 na versão S (carroceria SUV). O Cayenne S Coupé possui preço público sugerido de R$ 840.000 e o Turbo GT de R$ 1.385.100, todos ano-modelo 2024 com entregas previstas para 2023.

Foco no motorista
A Porsche integrou um conceito de display e controle totalmente revisado no novo Cayenne. A nova Porsche Driver Experience, introduzida pela primeira vez no Porsche Taycan, concentra-se no eixo do motorista e otimiza a operação. As funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente no volante ou imediatamente ao lado dele. Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda na parte de trás do volante tem agora funções adicionais para operar os sistemas de assistência ao motorista. A alavanca seletora de transmissão automática no novo Cayenne agora fica no painel de comando. Essa alteração abre espaço no novo console central para compartimentos de armazenamento e um grande controlador do ar-condicionado em um elegante design de painel escuro. Controles grandes e facilmente acessíveis combinados com interruptores mecânicos do ar-condicionado e um controlador de volume tátil garantem uma operação ideal e uma aparência refinada. Uma característica fundamental da nova Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.
Pela primeira vez, o cockpit redesenhado do Cayenne inclui um painel de instrumentos totalmente digital de 12,6 polegadas com o conhecido design curvo e autônomo e opções variáveis de display. O head-up display otimizado está disponível como opção. O display central Porsche Communication Management (PCM) padrão de 12,3 polegadas integra-se harmoniosamente ao novo painel de comando e fornece acesso a todas as funções relevantes do veículo. Encontra-se, pela primeira vez como opcional, um display de 10,9 polegadas do lado do passageiro. Essa implementação enriquece a experiência do passageiro dianteiro, exibindo dados de desempenho, fornecendo acesso individual aos controles do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de conteúdo de vídeo na estrada. Uma película especial garante que o motorista não consiga ver esse display.

Design refinado
O novo Cayenne agora tem uma aparência particularmente expressiva. Uma nova extremidade dianteira combinada com para-lamas mais fortemente arqueados, um novo capô e faróis tecnicamente atraentes enfatizam a largura do veículo. Luzes traseiras projetadas em forma tridimensional, superfícies desobstruídas na parte de baixo e um novo avental traseiro com suporte de placa de identificação integrado caracterizam o design da extremidade traseira do novo Cayenne. Uma paleta de cores expandida com novas opções, pacotes esportivos leves que economizam até 33 quilos no Cayenne Coupé, e uma nova gama extensa de rodas de 20, 21 e 22 polegadas possibilitam a configuração do novo Cayenne de forma individual e dinâmica.

Motorização aprimorada
No Brasil, o novo Cayenne estreia com 3 versões, S nas carrocerias SUV e Coupé e Turbo GT, todas equipadas com motorização V8 4.0 litros.
Um refinamento extensivo do motor V8 biturbo de quatro litros desenvolvido pela Porsche substitui o motor V6 anterior no novo Cayenne S. Com uma potência máxima de 349 KW (474 cv) e um torque de 600 Nm – 25 kW (34 cv) e 50 Nm a mais que seu antecessor – tanto o SUV quanto o SUV Coupé apresentam uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos (com pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é de 273 km/h.
O Turbo GT projetado para o máximo desempenho em estrada ainda é o modelo topo de gama da linha Cayenne. Está disponível exclusivamente na carroceria Coupé e se beneficia de todas as otimizações e inovações da série dos modelos. Além disso, a potência do motor biturbo V8 de quatro litros do Turbo GT foi ampliada em 14 kW (19 cv), alcançando agora 485 kW (659 cv). O Cayenne Turbo GT acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h.