Variedades

Os maiores treinadores da história do futebol brasileiro

Os maiores treinadores da história do futebol brasileiro

Antes de mais nada, é preciso dizer que, elencar os maiores treinadores da história do futebol brasileiro não é uma tarefa fácil. Visto que, felizmente, desde a introdução do esporte em nossa cultura, o Brasil produziu inúmeros craques e técnicos vitoriosos que entraram para a história.

 

Apesar disso, também cabe lembrar que o Brasil não vive a sua melhor fase da safra de treinadores, e isso é perceptível ao analisar o números de estrangeiros comandando clubes brasileiros e a falta de um treinador na CBF, após a saída de Tite.

 

Mas enquanto esperamos para saber quem será o novo técnico da Seleção Brasileira (você pode inclusive realizar uma aposta esportiva nesse tema), vamos voltar um pouco no tempo e conferir o TOP  4 dos maiores técnicos da nossa história.

 

1.    Zagallo

 

Mário Jorge Lobo Zagallo é um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial, afinal, o ex-jogador e ex-técnico é o único a ter quatro Copas do Mundo no currículo.

 

Ainda como jogador de futebol, Zagallo teve boas passagens pelo Flamengo, Botafogo e pela Seleção Brasileira, quando conquistou duas das suas taças da Copa do Mundo (1958 e 1962).

 

Como técnico, Mário já comandou o Botafogo, o Flamengo, o Vasco, o Fluminense, o Al-Hilal, o Bangu, a Portuguesa é claro: a Seleção Brasileira, onde venceu a Copa do Mundo de 1970.

 

A lenda da CBF conquistou mais de 30 títulos durante toda a sua história, por todos os clubes que passou, contabilizando ainda a Copa do Mundo de 1994 como Coordenador Técnico de Futebol.

 

2.    Telê Santana

Foto: Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

O mestre Telê Santana (1931 – 2006) foi ídolo por onde passou e o maior exemplo de amor pelo esporte, demonstrando que ser campeão não bastava, era preciso demonstrar amor pelo ofício e um futebol bem jogado.

 

Telê foi treinador de futebol por mais de duas décadas, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro pelo Atlético MG em 1971, campeonatos estaduais pelo Grêmio,  Galo e Fluminense (o seu time de coração).

 

Santana também treinou a Seleção Brasileira nas Copas de 1982 e 1986, mas a sua consagração veio no São Paulo, na década de 90, com o técnico tornando-se o maior responsável por uma das mais brilhantes épocas do Tricolor Paulista.

 

Pelo SPFC, Telê venceu a Libertadores e o Mundial de 1992 e 1993, a Supercopa de 1993, na Recopa de 1993 e 1994, o Campeonato Brasileiro de 1991 e o Campeonato Paulista de 1991 e 1992.  Somando no total 10 títulos oficiais e elevando o clube a um patamar jamais visto!

 

3.    Luiz Felipe Scolari

Foto: (Cesar Greco/Palmeiras)

 

Ídolo do Grêmio e do Palmeiras, o recém aposentado Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Felipão, marcou seu nome na história consagrando-se como um dos maiores treinadores da história do futebol mundial.

 

Em seu currículo como treinador, Felipão possui 3 Campeonatos Gaúchos ( 1987, 1995 e 1996), 4 Copas do Brasil: 1 pelo Grêmio (1994), 1 pelo Criciúma (1991) e 2 pelo Palmeiras (1998 e 2012), além de 2 Copa Libertadores da América, novamente pelo Grêmio (1995) e pelo Palmeiras (1999).

 

Com um grande potencial, Luiz Felipe assumiu o comando da Seleção Brasileira em 2001 e foi foi pentacampeão mundial na Copa do Mundo de 2002,  no Japão/Coréia. Em sua segunda passagem em 2014, o treinador foi eliminado pela Alemanha no fatídico 7 a 1. No total, Felipão possui 27 títulos.

4.    Vanderlei Luxemburgo

Foto: (Cesar Greco/Palmeiras)

 

 

Na lista  dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro deve-se incluir o treinador que mais venceu o Campeonato Brasileiro: Vanderlei Luxemburgo, 5 títulos por 4 clubes diferentes.

 

“Luxa”  o técnico com mais jogos no Brasileirão e mais títulos na era dos pontos corridos, venceu o Campeonato pelo Palmeiras (1993, 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).

 

Considerado como um dos melhores técnicos da década de 90, Vanderlei já treinou mais de 20 clubes, incluindo, a Seleção Brasileira, onde conquistou a Copa América de 1999. No total Luxemburgo carrega 24 taças oficiais pelos times onde passou.

 

Nomes da atualidade

Se você gostar de acompanhar futebol e vai realizar uma aposta nos jogos de amanhã na Betfair, vale à pena conferir outros nomes que tem potencial para entrar no ranking dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro::

 

  1. Abel Ferreira – Palmeiras
  2. Juan Pablo Vojvoda  – Fortaleza
  3. Fernando Diniz – Fluminense
  4. Thiago Carpini – Água Santa