PARIS ? A candidata à presidência da França e líder do partido Frente Nacional (FN) Marine Le Pen disse à rede de TV CNN que a eleição de Hillary Clinton nos Estados Unidos provocaria conflitos mundiais. A dirigente da extrema-direita declarou apoio ao republicano Donald Trump e se comparou a ele.
? Acredito que Hillary Clinton significa guerra, devastação, a desestabilização do mundo. Escolhas econômicas que seriam devastadoras para o meu povo, escolhas geoestratégicas que levariam a conflitos globais ? respondeu Le Pen quando jornalistas lhe perguntaram sobre que candidato votaria na corrida presidencial americana.
A oito meses das eleições francesas, todas as pesquisas apontam que Le Pen passará para o segundo turno eleitoral. Como Trump, a candidata defende políticas anti-imigrantes, e comparou-se ao americano dizendo que ele não faz parte do ?sistema?.
? O que temos em comum é que não somos parte do sistema, não dependemos de ninguém e não recebemos ordens de nenhuma instituição financeira.