Cascavel – A construção do novo viaduto da Avenida Carlos Gomes, que faz parte da obra da completa revitalização da principal via de acesso da Região Sul da cidade já tem data para iniciar e quem passar pelo local já visualiza as barreiras de concreto que foram levadas pela empresa responsável que vai iniciar os trabalhos na segunda-feira (24). Para a obra ser executada com segurança, o trânsito terá que ser modificado nas mediações e os motoristas devem ficam atentos.
Serão fechadas as duas alças de acesso da BR-277, nos dois sentidos: BR-277/Unioeste e Unioeste/BR-277. Rotas alternativas estão sendo elaboradas para o desvio do trânsito, já que a previsão é que a interdição leve pelo menos seis meses que é o prazo inicial que a empresa tem para executar a obra. O viaduto ligará a Rua Emília Bautitz à Rua Alexandre de Gusmão, via que passará compor o binário que será formado com a revitalização da Avenida Carlos Gomes.
De acordo com o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Ricardo Barreto Salgueiro, para quem estiver trafegando na BR-277 e quiser acessar o Bairro Maria Luiza, terá que utilizar em uma entrada que fica antes da alça, nas proximidades da empresa Caterpilar e trafegar pela marginal. Já para quem sai da Unioeste e quiser seguir sentido Curitiba a alça estará fechada e terá que descer pelo o Bairro Turisparque para, então, acessar a marginal e, em seguida a rodovia.
A ação de fechamento será acompanhada pela PRF, Transitar e Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas. A ordem de serviço para a empresa foi assinada ainda em março, após todo trâmite do processo de licitação. O prazo de execução da obra é de 6 meses, no valor de R$ 4.030.040,03. A obra será executada pela Dreno Construções, mesma empresa que venceu a licitação da nova Avenida Piquiri.
“Avenida nova”
O viaduto faz parte da obra da “Nova Avenida Carlos Gomes”, uma reivindicação antiga dos moradores dos bairros da Região Sul e entorno e usuários da via. A abertura da licitação da revitalização da avenida e do entorno com a implantação do binário da Rua Alexandre de Gusmão, está marcada para o dia 10 de maio, a partir das 14h. Até lá, as propostas podem ser entregues pelas empresas que tem interesse em participar do certame. O edital de licitação teve publicação nacional e internacional.
A obra está sendo financiada por meio de recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano) de Cascavel e o valor máximo da obra é de R$ 52 milhões. O vencedor será aquele que apresentar o menor valor e o prazo para execução será de 15 meses.
Pelo projeto, a nova avenida terá cinco pistas, sendo três pistas sentido ao bairro e duas sentido ao centro sendo que, em ambos os lados, terá pista exclusiva para os ônibus do transporte público. Os abrigos serão diferentes dos modelos atuais e estarão avançando sobre a pista, não exigindo mais que seja deixado o espaço conhecido como “baia”. Os projetos atendem ao Plano de Mobilidade de Trânsito da cidade, que foi elaborado após estudo minucioso, inclusive com a contagem de veículos no local.
Foto: Paulo Eduardo/O Paraná