Cotidiano

Em estado de emergência, Hermine força milhares a deixarem casas na Flórida

TAMPA, EUA ? A tormenta Hermine foi rebaixada de furacão para tempestade tropical nesta sexta-feira, mas ainda afeta os moradores da Flórida, na costa norte do Golfo. O governo do estado americano declarou estado de emergência em 51 condados, enquanto os fortes ventos e precipitações provocaram inundações e cortes de energia a milhares de pessoas. Autoridades emitiram ordens para que a população deixe suas casas nas áreas que correm maior risco.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA alertou que há perigo de inundações capazes de ameaçar a vida entre as próximas 12 e 24 horas. Na quinta-feira, moradores juntavam sacos de areia, estocavam alimentos e se retiravam de áreas mais baixas.

? Isto implica riscos para a vida ? declarou o governador do estado, Rick Scott, pedindo que a população leve as advertências a sério. ? Se pode reconstruir uma casa. Se pode reconstruir uma propriedade. Não se pode reconstruir uma vida.

Cerca de 70 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Tllahassee, onde caíam fortes chuvas. Imagens na televisão local mostravam os efeitos dos fortes ventos e das ruas inundadas.

Em Taylor County, a polícia afirmou que houve danos severos à localidade de mais de 20 mil pessoas. Agora, a tempestade está a caminho dos estados de Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.

Na região, centenas de instituições de ensino e escritórios públicos permaneceram fechados enquanto os moradores tentam se proteger do impacto da tempestade.

O porta-voz do Pentáfono, Jeff Davis, disse que foram ativados 100 efetivos da Guarda Nacional, enquanto outros 6 mil permanecem em alerta no estado. Outros 34 mil estão prontos para serem deslocados de outras regiões do país caso necessário.

Segundo a Casa Branca, o presidente dos EUA, Barack Obama, se mantém informado sobre a situação da Flórida. Ele pediu que as autoridades o mantenham atualizado em caso de necessidade maior do que o previsto.