Cotidiano

Censo 2022: entrega é prorrogada novamente e ficará para fevereiro

Recenseador do IBGE entrevista moradora da comunidade quilombola de Pedra Bonita, no Alto da Boa Vista, região norte do Rio. Censo demográfico do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identifica pela primeira vez a população e o território das comunidades quilombolas no Brasil.
Recenseador do IBGE entrevista moradora da comunidade quilombola de Pedra Bonita, no Alto da Boa Vista, região norte do Rio. Censo demográfico do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) identifica pela primeira vez a população e o território das comunidades quilombolas no Brasil.

Cascavel – Mais uma vez o prazo para o término dos trabalhos do Censo Demográfico 2022 foi adiado e agora ficará para o fim de fevereiro. Os questionários começaram a ser preenchidos em agosto do ano passado e era para ter sido terminado até outubro. Depois, o prazo passou para dezembro, janeiro e agora está para o fim do mês que vem. Nacionalmente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que os resultados devem começar a ser entregues até o mês de abril.

Lucas Cortez Gresele, coordenador do Censo em Cascavel, lembrou que durante todos os meses de trabalho o problema maior sempre foi a falta de recenseadores para trabalhar, já que desde o início as 288 vagas não chegaram a ser preenchidas e, além disso, tem a dificuldade ainda de não encontrar os moradores em casa e ter que refazer o serviço. A intenção é de que no Paraná e, em específico, em Cascavel, os trabalhos terminem até o fim de fevereiro, para, em seguida, serem lançadas as informações gradativamente.

Segundo Lucas, até agora foram preenchidos cerca de 105 mil questionários de um total de 120 mil domicílios, mas como a coleta ainda está sendo feita, pode aumentar. “Estamos ainda fechando, por isso, os números mudam e sempre vamos atualizando”, explicou. Nas ruas, uma pequena quantidade de recenseadores continua trabalhando, 25 recenseadores e nove supervisores, já que, como virou o ano, não estava previsto orçamento para manter o mesmo quadro do ano passado.

O coordenador reforçou ainda que nesta reta final, é importante que todos os moradores atendam os recenseadores, para que os trabalhos sejam concluídos ou que utilizem os outros canais para responder. Quando nenhum morador estiver em casa, será deixada uma folha com o nome e o telefone do recenseador para que marque um horário para responder a pesquisa.

Além de responder ao próprio recenseador, o morador tem a opção de responder por telefone ou pela internet. Funciona da seguinte forma: após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Central de atendimento

O Censo 2022 conta com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, tem 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone, assim como no Censo de 2010.

O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.

Colete azul

Os recenseadores estão identificados com colete azul com o nome do instituto, crachás e smartphones com uma capa azul. A pesquisa que é rápida, leva cerca de 5 minutos para ser concluída. Apenas 10% dos moradores é que estão sendo selecionados para uma pesquisa um pouco mais extensa e que vai levar cerca de 20 minutos, que é por amostragem e faz parte do censo. As respostas são preenchidas no smarthphone do recenseador e já irá para a base de dados do IBGE.

No Brasil

O IBGE garantiu que o Censo 2022 está sendo realizado de forma transparente, com vários mecanismos de controle. Foram visitados até o dia 24 deste mês, cerca de 89 milhões de domicílios. Até agora, 184 milhões de pessoas recenseadas e que está dedicado a minimizar os efeitos do atraso na conclusão da operação censitária para a qualidade dos resultados.
A aquisição dos dispositivos móveis de coleta e de tablets usados pelos recenseadores, diferente dos censos anteriores, foi feita em parceria com o Ministério da Saúde, que receberá os equipamentos ao final da pesquisa. Em fevereiro e março, terá andamento “o processo de revisão, de controle de qualidade e de apuração do censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação”, finalizou.

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil