Destino dos mais procurados no Brasil, Foz do Iguaçu conta com turismo de natureza forte, com iniciativas belíssimas de conservação e preservação da biodiversidade. A coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, explica que o projeto Onças do Iguaçu tem a missão de conservação da onça pintada para a manutenção de toda biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. É um projeto desenvolvido em parceria entre Instituto Chico Mendes e Projeto Pró Carnívoros.
Segundo ela, essa região do Parque Nacional do Iguaçu, juntando Brasil e Argentina, que é o corredor verde, concentra 1/3 de todas as onças pintadas do bioma mata atlântica. “Temos nessa região em torno de 90 onças e a mata atlântica inteira tem de 250 a 300 onças pintadas”.
Ainda de acordo com Yara, “no Brasil, a estimativa é que a gente tenha em torno de 24 onças em 185 mil hectares. Isso é uma população que dobrou. Na década de 1990 a estimativa é de que havia 70 onças pintadas e elas foram quase extintas e agora essa população vem crescendo com esforços do projeto, da equipe do Parque Nacional e das ações para coibir a caça”.