Cotidiano

Paranhos atende demanda da Região Norte e dá o start à obra de reurbanização da Avenida Piquiri

Obras já têm início e vão promover verdadeira transformação na vida dos cascavelenses, garante o prefeito

Paranhos atende demanda da Região Norte e dá o start à obra de reurbanização da Avenida Piquiri

O Município de Cascavel vive nesta terça-feira, 10 de janeiro, um momento histórico para a cidade. Após o empenho do prefeito Leonaldo Paranhos em municipalizar a PR-180 e assumir a responsabilidade de melhorar a vida dos moradores da região Norte, o sonho da reurbanização da Avenida Piquiri se torna realidade.

Em solenidade no estacionamento da Igreja Santo Inácio de Loyola, o prefeito assinou a ordem de serviço da 2ª fase das obras na Piquiri. Hoje mesmo o maquinário já foi mobilizado para dar início aos trabalhos, sem tempo a perder. A obra será possível graças à parceria com a Itaipu Binacional. Ao todo, são mais de R$ 23 milhões de investimentos, que compreende 5.000 metros de via, em uma área de 66 mil metros quadrados. A obra atende a uma demanda antiga e bastante requisitada pela população da região norte, uma vez que a Avenida é a principal via de acesso do bairro ao centro da cidade. A previsão é que a obra terá duração de 540 dias.

A reurbanização será um incremento na mobilidade urbana de Cascavel, uma vez que, além de reduzir o tempo de percurso de veículos e dos ônibus do transporte coletivo, por meio da eliminação de gargalos de trânsito e a criação de mais faixas de rolamento, haverá ainda a construção de uma ciclovia/ciclofaixa em uma extensão de 3.100 metros, promovendo a ligação cicloviária ao centro da cidade.

Não é apenas uma obra. É realmente dar mais dignidade e acesso aos cascavelenses. O prefeito Paranhos chegou a se emocionar a liberar as obras e lembrou que na primeira fase as ações ocorreram da Avenida Barão Rio Branco até o viaduto. “Fizemos o projeto e começamos a correr atrás do recurso. Então, aproximadamente, há dois anos e meio mais ou menos nós conseguimos iniciar o processo de municipalização e o mais importante foi conseguir esses R$ 23 milhões da Itaipu – que tem  contrapartida do município. É uma obra extremamente necessária e esperada. É uma grande obra e não é só na Piquiri, mas nas imediações, como na Guilherme Piovesan. Só pra ter ideia, o canteiro central com 14 metros, terá pista de caminhada, ciclovia, grama, iluminação em LED em toda extensão da avenida. É uma obra que vai resolver o problema e ela nasce também do nosso plano municipal de mobilidade, que apresentou essa sugestão”, pontua.

O projeto prevê plantio de árvore, sinalização, calçada em paver, uma verdadeira e transformação para a região norte. É realmente a realização de um sonho, garante o secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rancy. “É mudar a vida das pessoas, é transformar, impactar positivamente na vida delas, levar a infraestrutura adequada. Uma pista de caminhada onde você possa andar com sua família, com seus filhos, onde você possa ir e vir do seu trabalho e as crianças possam se movimentar pela Avenida, acessar as escolas. Nós vamos mudar a vida das pessoas, como já estamos mudando e eu tenho certeza que isso vai se tornar um marco para a vida delas. Isso vai trazer um benefício enorme para as pessoas, que poderão ir e vir com segurança. Ou seja, era um gargalo da nossa mobilidade urbana, mas estamos avançando a cada ano, resolvendo os problemas da cidade”, finaliza o secretário.

Fonte: Secom