Cotidiano

Avenida Piquiri: obras de revitalização de toda via iniciam nesta terça-feira

Primeira etapa recuperou trecho do entroncamento com a Avenida Barão do Rio Branco até a Igreja Santo Inácio de Loyola

Avenida Piquiri: obras de revitalização de toda via iniciam nesta terça-feira

Cascavel – Uma reivindicação antiga dos moradores da região norte da de Cascavel que pedem por melhorias na Avenida Piquiri, que asfalto antigo e muitos buracos, deve ser atendida em breve. A Sesop (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas) anunciou que as obras de revitalização da avenida, iniciam nesta terça-feira (10). Um evento foi marcado para lançar a obra, que ocorre a partir das 11h, no estacionamento da Igreja Santo Inácio de Loyola, na Avenida Piquiri entre as ruas Adolfo Garcia e Gandhi.

A licitação da obra foi lançada em outubro durante visita do governador do Paraná, Ratinho Júnior. Em novembro o processo licitatório foi realizado e a vencedora foi a empresa Dreno Construções, da cidade de Maringá, no valor de R$ 23 milhões. O contrato prevê a pavimentação total de 4,9 quilômetros. Na Avenida Piquiri são 3,26 quilômetros, entre a Rua Pageu e o Condomínio Pantanal, o restante são das demais via, incluindo alguns trechos das ruas Guilherme Piovezan, Adolfo Garcia, Orestes Kolmann, Poente do Sol e Rua Gandhi, nos Bairros Brasmadeira e Interlagos.

De acordo como o secretário de Obras, Sandro Camilo Rancy, a reurbanização será um incremento na mobilidade urbana de Cascavel, uma vez que, além de reduzir o tempo de percurso de veículos e dos ônibus do transporte coletivo, através da eliminação de gargalos de trânsito e a criação de mais faixas de rolamento, haverá ainda a construção de uma ciclovia e ciclofaixa na avenida em toda a sua extensão. As obras devem ter duração de pelo menos 18 meses.

Essa ciclovia será ligada ao centro da cidade e, além disso, o projeto prevê ainda iluminação de led, plantio de novas árvores, sinalização, entre outros. Segundo Sandro, devido as condições do asfalto, grande parte será toda arrancada para ser feito um novo pavimento e ampliada para duas pistas, ampliando o espaço para os veículos de forma considerável. “A via precisa ser melhorada para conseguir receber o tráfego pesado de veículos, uma característica da avenida”, explicou Sandro. Também será implantada uma academia ao ar livre.

Segunda fase

Uma pequena revitalização já foi realizada pela a Prefeitura, que foi concluída no segundo semestre de 2021 na Avenida Piquiri. Na época, a via foi revitalizada em um trecho de 1,2 km, começando pelo entroncamento com a avenida Barão do Rio Branco até a Igreja Santo Inácio de Loyola. Neste pequeno trecho, foi instalada iluminação em led, feita a arborização, calçadas em paver, pistas alargadas e faixa de pedestres além de nova sinalização. Agora o restante será revitalizado.

Foto: Secom