Política

Informe da Redação

Ratinho com Lula

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve ontem (9) em Brasília para participar da reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com os governadores dos Estados após os atos de violência registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8).

 

Desagravo

O objetivo do encontro com os governadores é fazer um gesto em defesa da democracia e discutir ações conjuntas com o Governo Federal. O Fórum Nacional de Governadores se reuniu ainda na noite de domingo para avaliar a gravidade dos fatos e debater como os Estados deverão atuar para coibir que manifestações de extremistas se espalhem pelo país.

 

Cascavelense no comando

O coronel da Polícia Militar do Paraná, Sérgio Almir Teixeira foi nomeado para o comando da Polícia Militar do Paraná. Teixeira é cascavelense e atua na corporação há 35 anos, bem como é o primeiro negro a assumir o maior posto da PM em 168 anos. Ele substitui o coronel Hudson Leôncio Teixeira, novo secretário de Segurança Pública.

 

Presidente Autarquias

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), nomeou os diretores-presidentes da Agepar, Ipardes, DER, Fundepar e IAT. Otamir Cesar Martins será o presidente da Adapar; Marcelo Luiz Curado, presidente do Ipardes; Alexandre Castro Fernandes, presidente do DER; Marcelo Pimentel Bueno, presidente do Fundepar e Everton Luiz da Costa Souza, presidente do Instituto IAT.

 

Licitação suspensa

O Tribunal de Contas do Paraná suspendeu a licitação de Marechal Cândido Rondon que realizaria a contratação de agência de propaganda para a prestação de serviços de publicidade institucional e de utilidade pública. A licitação tem um valor de R$ 700.000,00.

 

Câmara retorna

A Câmara de Cascavel retornou aos trabalhos ontem (9), após o recesso parlamentar de final de ano. Os trabalhos nos gabinetes já iniciaram, contudo, as sessões ordinárias deverão iniciar apenas no início de fevereiro.

 

Bolsonaro internado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser internado ontem (9), em um hospital nas imediações de Orlando, nos Estados Unidos. Segundo informações, a internação se deu por conta de Bolsonaro estar sofrendo com fortes dores abdominais. Bolsonaro já se precisou ser internado outras vezes por conta de dores abdominais desde que foi atingido por uma facada na barriga durante a campanha pela Presidência em 2018.

 

CPI

Os senadores paranaenses Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, ambos do Podemos, figuram entre os 31 senadores que assinaram o pedido para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as responsabilidades pelos atos de vandalismo ocorridos no último domingo (8) em Brasília. O pedido da CPI foi formado pela senadora e ex-presidenciável Soraya Thronicke (União Brasil).

 

Férias canceladas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), cancelou as férias com a família na França para voltar a Brasília após invasão ao Congresso Nacional. O senador antecipou o retorno das férias e convocou sessões extraordinárias no Senado para deliberarem sobre os atos.