Cotidiano

Integração com a Redesim completa um ano e resulta em crescimento de 51% na abertura de empresas

Números da Secretaria de Finanças mostram que foram criadas 12.900 empresas em Cascavel em 2022. No ano passado, foram 8.520

Integração com a Redesim completa um ano e resulta em crescimento de 51% na abertura de empresas

Cascavel se tornou referência para outros municípios e sinônimo de agilidade, ao aderir e consolidar a RedeSim, sistema informatizado para registrar e legalizar empresas e negócios, que está completando um ano.

A consolidação do sistema trouxe números impressionantes para o empreendedorismo local. Em 2022, foram abertas 12.900 empresas em Cascavel. Esse número representa um aumento de 51% em relação ao anterior, quando Cascavel registrou 8.520 novas empresas.

De acordo com a Sefin, 75% dos registros representam empresas com atividade de baixo e médio risco, aquelas que podem ter emitidas de forma automática a dispensa de licença ou alvará provisório.

“O Município não ganhou apenas com os recursos tecnológicos e integração, mas aproveitou também a maturidade de processos, desenvolvida desde a criação do sistema do Alvará Online, para desenvolver uma ferramenta de forte resultado para desenvolvimento municipal”, comenta o gestor de Tecnologia e Inovação, José Zonfrilli.

A Secretaria de Finanças, por meio da Divisão de Cadastro Alvará, tem realizado um trabalho de melhoria continua nos fluxos de processos que envolvem as integrações com a Redesim. No mês novembro, passou a ser disponibilizada, de forma automática, a Certidão de Licença Sanitária simplificada para as empresas com atividade de médio risco. A partir dezembro, o Município de Cascavel que já recebia os processos de baixa, melhorou a rotina e passou a emitir de forma automática também as baixas das inscrições municipais.

Geração de emprego

A desburocratização para abertura de empresas tem refletido diretamente na geração de emprego em Cascavel.  Na última divulgação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no ano de 2022, a cidade aparece entre os quatro municípios que mais geraram de empregos no Paraná. De janeiro a novembro foram 68.833 admissões em Cascavel e um saldo positivo de 5.056 novas vagas, efetivamente.

Contadores

A classe contábil do município, que participou de forma ativa no desenvolvimento da ferramenta, hoje comemora os resultados para município.

“O ganho de tempo foi muito significativo, tanto para os contadores quanto para os empresários, porque reduziu a burocracia e o tempo que levava para abertura de novas empresas, ou alteração daquelas empresas que são de baixo e médio risco. Então, a meu ver, são dois principais ganhos, redução da burocracia, o processo ficou mais transparente, e o ganho de tempo, porque se olharmos no passado, onde dependíamos muito de papéis de documentação física e até mesmo deslocamento da prefeitura, ou à Junta Comercial e [vemos] hoje que o processo é todo digital. Assim, sem dúvida nenhuma, o ganho de tempo e a redução de burocracia foram significativos e isso favoreceu não só a classe contábil, mas aos empresários e principalmente o ambiente empreendedor da cidade, tornando Cascavel uma referência não só no Paraná, mas a nível nacional no processo de abertura de empresas”, observa o contador Diego Maurício Paim.

Crédito: Secom