Monsenhor Jonas Abib
O Governo do Paraná lamentou profundamente, ontem (12), a morte do Monsenhor Jonas Abib, criador da Canção Nova, aos 85 anos. Ele fundou a comunidade católica que se especializou em difundir a religião a partir de plataformas de comunicação nos anos 70 e era uma das principais lideranças da religião no Brasil. “A Igreja Católica perdeu um líder global. Monsenhor Jonas Abib trabalhava no interior de São Paulo, mas com a Canção Nova a evangelização chegou em todos os cantos do mundo, apoiando milhões de famílias. Que o seu legado seja mantido e que Deus conforte a sua família neste momento difícil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Ele foi ordenado sacerdote em 1964 e recebeu o título de Monsenhor, concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos, em 2007.
Canção nova
A Canção Nova é um dos maiores sistemas de comunicação social de evangelização já criados. Além de possuir várias emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil, conta com uma emissora de TV que pode ser sintonizada em todo o território nacional via satélite. Também está presente nas principais operadoras pagas do Brasil.
Para os idosos I
A população pode doar parte do tributo devido do Imposto de Renda 2023 ao Fipar (Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná). O prazo para pessoas físicas é até o dia 29 de dezembro e para pessoas jurídicas encerra no último dia do período fiscal, trimestral ou anual. Os recursos arrecadados fortalecem projetos, programas e serviços de proteção, promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa em todo o Estado, seguindo as deliberações do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.
Para idosos II
Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto de renda devido. Para pessoas jurídicas o limite é de 1%, desde que a empresa esteja no regime de tributação de lucro real. Estado amigo da pessoa idosa, Paraná é referência em atendimento a este público Em 2022, o Cedi-PR aplicou R$ 11,3 milhões do Fipar em programas, capacitações e ações executadas nos municípios, em parceria com as prefeituras, e, pela primeira vez no Paraná, para fomento às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) públicas ou gerenciadas por Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Guaraniaçu
Com apenas uma chapa inscrita, a Câmara de Vereadores de Guaraniaçu elegeu a nova mesa diretora. O vereador Jose Ivolmir de Oliveira (Zé Bombeiro), vai assumir o comando da Casa a partir de 1º de janeiro 2023. O vereador Olmir Santin foi eleito para o cargo de vice-presidente e o vereador Euclides Marcelino (Cride) será o 1º secretário. A vereadora Edir Fatima Sandri (Edi Sandri) completa a Mesa na função de 2ª secretária. Zé Bombeiro está em seu segundo mandato como vereador, tendo exercido o primeiro nos anos de 2013 a 2016.
Ônibus elétrico
Publicada no Diário Oficial no Município, ontem (13), a transferência de recursos da ordem de R$ 3 milhões do caixa da Prefeitura para a Transitar, reforça o caixa da autarquia com um fim específico que é a compra de ônibus elétrico para modernizar o transporte coletivo. A transferência já prevê o novo edital para licitação da concessão do transporte cujo edital ainda não foi concluído, nem tem data prevista.