Saúde

HUOP realiza neste sábado (03), o Dia D para conscientização contra o câncer de pele

Os atendimentos acontecem em todo o país de forma simultânea e gratuita, em Cascavel a ação será realizada pelos acadêmicos do curso de Medicina da Unioeste

HUOP realiza neste sábado (03), o Dia D para conscientização contra o câncer de pele

O último mês do ano chegou e com ele a campanha de alerta do câncer de pele realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Nomeada de Dezembro Laranja, “Não espere até sentir na pele” a campanha vai acontecer neste sábado (03), com atendimento ao público no ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), à partir das 8 horas seguindo até às 13 horas e tem o objetivo de atender o máximo de pessoas que possam ter alguma suspeita da doença.

Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas.
De acordo com o médico dermatologista e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), DR Hirofumi Uyeda, os acadêmicos de Medicina da Instituição vão realizar os atendimentos junto com todo o corpo clinico do HUOP.

Vale ressaltar que os atendimentos serão realizados em um ambiente hospitalar, a orientação é que as pessoas usem máscaras, passem álcool em gel e mantenham o distancia de acordo com as orientações de saúde.

ABCDE da prevenção do câncer de pele

O método ABCDE é uma espécie de autoexame, ou seja, a observação, por parte do próprio paciente, de pintas e manchas que surgem no corpo, suas características e alterações. Ele é bastante recomendado por dermatologistas para a detecção de câncer de pele, em especial os mais graves, como o melanona.

Muitas pessoas têm predisposição a desenvolver pintas pelo corpo, mas esse fato, por si só, não significa que elas estejam desenvolvendo algum tipo de câncer de pele. O método ABCDE deve ser aplicado quando o aspecto delas é diferente das pintinhas comuns ou sofre modificações. Se notar algo estranho, é necessário procurar o médico de imediato.

EDIÇÃO 2022

Após dois anos sem a campanha ser realizada por conta da pandemia mundial do coronavírus (Covid-19), a última edição foi realizada em 2019 com mais de 25 mil pessoas atendidas, em cerca de 130 postos de orientação em todo o Brasil.

Nesta edição de 2022, além dos atendimentos oferecidos à população, a SBD ampliará sua presença nas redes sociais com orientações de como proteger-se de maneira adequada frente à exposição solar, seja em momentos de lazer ou trabalho.

Lembre-se: Não espere até sentir na pele.

Crédito: Assessoria de Comunicação Social – ACS