Política

Informe da Redação

Ratinho sucessor de Bolsonaro?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem (27) que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é um dos cotados para suceder o presidente Jair Bolsonaro (PL). “A próxima eleição será de centro, pacificada. Será com Tarcísio, Ratinho Júnior e Zema”.

 

Operação Eleições I

As forças de segurança do Paraná irão coordenar a Operação Eleições 2022 – 2º Turno do Centro de Operações da Cidade da Polícia, onde está instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, em Curitiba, no domingo (30). O secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou ontem (27) que o esquema de segurança será o mesmo utilizado durante o primeiro dia de pleito eleitoral, com pelo menos 7,5 mil policiais e mais um efetivo de contingência.

 

Prestação de contas

Partidos políticos e candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições 2022, têm até a próxima terça-feira (1°) para prestar contas à Justiça Eleitoral sobre gastos de campanha. Apesar da proximidade do prazo final, apenas 9,74% dos candidatos e 1,43% das agremiações tinham prestado contas à Justiça Eleitoral até ontem (27).

 

PTB e Patriota

Os partidos PTB e Patriota anunciaram a fusão das duas legendas. A nova sigla se chamará Mais Brasil e usará o número 25 nas urnas. Em comunicado, os partidos informaram que a decisão foi tomada por unanimidade pelas direções. Segundo apurado, no Paraná, a presidência da nova legenda deverá sem indicada pelo Patriota.

 

Cláusula de barreira

As negociações entre os partidos para formularem uma fusão, iniciou após o primeiro turno, já que as duas legendas não atingiram a cláusula de barreira, condição necessária para acesso a recursos do Fundo Partidário e tempo de propaganda no rádio e na televisão. O TSE deve oficializar o processo de fusão nos próximos meses.

 

Refic Cascavel

A prefeitura de Cascavel protocolou na Câmara de Cascavel um projeto de lei para promover o Refic 2022. O Programa de Recuperação Fiscal promove a possibilidade de o contribuinte realizar o refinanciamento e parcelamento de tributos devido ao município. O Refic será realizado nos meses de novembro e dezembro.

 

Conseg e Câmara

O Conselho de Segurança de Cascavel se manifestou a respeito das votações que aumentaram de 21 para 23 vereadores em Cascavel e que concede 13° salário aos parlamentares. A entidade classificou como “arbitrária” e “contra os desejos da sociedade civil organizada e a população em geral” as aprovações das duas legislações.

 

17 vereadores

Os vereadores de Cascavel, Celso Dal Molin (PL) e Policial Madril (PSC), assinaram um projeto de iniciativa popular, que diminui o número de vereadores de Cascavel de 21 para 17. No início da semana a Câmara de Cascavel aprovou um PL que aumenta de 21 para 23 vereadores em Cascavel. Madril e Dal Molin votaram favoráveis ao projeto em primeiro e segundo turno.

 

Contra Lilliam

A Câmara de Cascavel recebeu ontem (27) uma representação contra a vereadora Professora Liliam (PT), assinada por Paulo Sergio Delega de Oliveira e entregue pelo advogado Armando Ricardo de Souza, solicitando apuração de suposta quebra de decoro parlamentar. Agora, o presidente da Casa tem até cinco dias úteis para reunir a Mesa Diretora para analisar a admissibilidade da representação e deliberar, por maioria absoluta, se a representação será despachada à Comissão de Ética ou é passível de instauração de comissão processante.