Política

Informe da Redação: Cascavel 2050; Ministro em Cascavel e muito mais

Informe da Redação: Cascavel 2050; Ministro em Cascavel e muito mais

Cascavel 2050

O diretor de planejamento urbano da Urban Systems, André Cruz, pontuou projeções otimistas para os próximos anos de Cascavel, a projeção traz cenários bases e otimista. A projeção populacional para Cascavel estima-se que em 2050, haverá 380 mil habitantes.  Já, Urban Systems, criou um cenário otimista, a qual Cascavel ganhará um salto de 473 a 500 mil habitantes em 2050.

 

Planejamento

Com um número populacional dessa magnitude, é necessário avaliar a ampliação do perímetro urbano de forma planejada, alinhado aos conceitos de sustentabilidade. Ainda, segundo a Urban Systems, que presta consultoria ao Codesc, é necessário que no médio e longo prazo é necessário expandir esse perímetro para não travar o desenvolvimento esperado para a cidade.

 

Ministro em Cascavel

O Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida estará em Cascavel durante esse fim de semana. Entre os compromissos, Sachsida irá visitar a Sengi Solar, a maior fábrica de módulos fotovoltaicos do Brasil. Essa é a segunda visita do ministro a Cascavel nos últimos meses.

 

Saneamento básico

A Câmara de Vereadores de Maripá discutiu durante a sessão ordinária realizada nessa semana, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo, um que trata da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município. O projeto foi aprovado em duas sessões.

 

De volta ao Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), retorna ao Paraná neste fim de semana após uma semana nos Estados Unidos. Enquanto esteve fora, quem ocupou a cadeira de Chefe do Executivo foi o vice-governador Darci Piana.

 

Reunião de trabalho

Na segunda-feira (17), Ratinho Junior (PSD) terá uma reunião de trabalho com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Serão abordados investimentos, obras e projetos em andamento que contam com trabalho de técnicos do Estado e do governo federal.

 

Investigação barrada

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu as investigações abertas pela PF e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica para investigar o desempenho de institutos de pesquisa eleitoral no primeiro turno das eleições de 2022. Moraes, tornou “sem efeito” as apurações, porque “compete à justiça eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa”.

 

Advogados e empresários

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar indica que os advogados (79) e empresários (72) são a maioria entre os deputados eleitos neste ano, que tomarão posse em 1º de fevereiro de 2023. Em seguida, vêm produtores rurais, médicos, professores e administradores de empresas.

 

Outras áreas

Considerando áreas de atuação, a segurança se destaca com 76 integrantes, dos quais 14 são policiais militares e 13 são delegados de polícia civis e federais. Outra área que se destaca é a religiosa, com 23 integrantes, dos quais 15 são pastores evangélicos.

 

Fundo Partidário

Dos 28 partidos políticos que concorreram nas Eleições de 2022, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano. Esses partidos serão os únicos a receber suporte financeiro de origem pública a partir de fevereiro de 2023. Os demais continuarão a existir, contudo, sem receber os valores públicos.