Automóveis

Honda melhora o motor da PCX

A scooter nº 1 do Brasil evolui em estilo e tecnologia através do motor eSP+ – enhanced Smart Power Plus, com cabeçote de quatro válvulas

Honda melhora o motor da PCX

A PCX representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil e no mundo. Lançada no mercado nacional em 2012, produzida na fábrica da Honda em Manaus (AM), a scooter imediatamente alcançou a preferência do público consumidor. Desde então é o modelo mais vendido em sua categoria do mercado brasileiro, um sucesso contínuo que se deve à uma fórmula inteligente, que concilia design forte e moderno a dimensões compactas, além da tradicional tecnologia de vanguarda inerente à todos os produtos Honda.

Economia de combustível, robustez, excelente performance, facilidade de uso, praticidade e conforto são sinônimos da PCX, modelo que para 2023 recebe uma potente renovação em itens fundamentais como motor e ciclística, mas sem perder o caráter que fez dela a principal referência de seu segmento.

Admirada por um público formado tanto por novatos como pelos mais experientes ao guidão, a PCX atende a pessoas que tanto a usam para lazer como para transporte ou trabalho. Ela é um verdadeiro “coringa”, servindo com competência a todos os propósitos de utilização. A posição de pilotagem bem estudada e a praticidade do compartimento sob o assento são elementos de destaque, que se unem à excelente qualidade construtiva e imbatível relação custo-benefício.

Motor

O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, que se vale da tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência. A potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60,0 mm no motor 160 cc. O curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. Já a taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Ao recorrer ao curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço para as duas válvulas adicionais no cabeçote como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro.

A capacidade de aceleração e a velocidade máxima foram beneficiadas com a adoção do novo motor, e o mesmo pode ser dito em relação à eficiência energética, uma vez que o aumento de performance não implicou em maior consumo de combustível. O tanque de 8,0 L permite autonomia superior a 350 km entre os reabastecimentos.

Preço sugeridos – base Distrito Federal

PCX CBS: R$ 15.460,00 – Cinza metálico

PCX ABS: R$ 17.000,00 – Branco perolizado

PCX DLX ABS: 17.400,00 – Azul metálico

Crédito: Divulgação