Cotidiano

Os desafios da acessibilidade são debatidos em Cascavel

A quarta capacitação do ciclo de cursos será nesta terça-feira (13), das 18h às 22h, na sede da AEAC, localizada na rua Presidente Bernardes, 1910.

Os desafios da acessibilidade são debatidos em Cascavel

Quando o assunto é acessibilidade, muito ainda precisa ser feito, desde avanços nas questões arquitetônicas até as comportamentais e de conscientização. Para explicar melhor o conceito de garantir acessibilidade para todos, seja em obras particulares ou públicas, a engenheira civil Célia Rosa abordará o tema Acessibilidade: uma responsabilidade de todos. O tema faz parte do ciclo de cursos organizado pela AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel) e CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná).
A quarta capacitação da AEAC será nesta terça-feira (13), das 18h às 22h, na sede da AEAC, localizada na rua Presidente Bernardes, 1910. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível a ser repassado a uma entidade carente de Cascavel. As inscrições podem ser feitas pelo www.keepo.io/aeaccascavel
Entre os temas previstos para debate, constam o Entendimento do conceito da legislação; Aplicações práticas da norma e projetos; Apresentação de soluções e inovações na área de acessibilidade e projetos acessíveis de sanitários, mobiliários, circulação, calçadas e formas de sinalização.
“O curso tem a finalidade de conscientizar os profissionais sobre a importância da acessibilidade nas obras públicas, comerciais e com a preocupação nas obras residenciais, muito embora não seja obrigatória a acessibilidade nas moradias”, comenta Célia Rosa. Ela chama a atenção sobre a importância de conceber os projetos contemplando a acessibilidade, não somente para atende as pessoas com deficiência. “As pessoas podem ficar com mobilidade reduzida por conta de algum acidente, ou até mesmo, apresentar dificuldade de locomoção quando chegam à terceira idade. É preciso pensar nisso”.
Para o presidente da AEAC, arquiteto urbanista Ricardo Ceola, trata-se de um tema de extrema relevância para toda a sociedade e principalmente aos profissionais envolvidos com as edificações.

 

A PALESTRANTE
A engenheira civil Célia Rosa é formada pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. ela é presidente da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR desde 2014 e na gestão 2001/2002, presidiu a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Foz do Iguaçu. Ela também é coordenadora e fundadora do Comitê Mulheres do Paraná, em 2016. Atualmente, é professora da UDC nas cadeiras de Práticas, Inovação e Tecnologia, Engenharia II, Estádio Supervisionado I e II.

 

Fonte Assessoria de Imprensa AEAC