Desde o início das suas atividades, há dois anos, a Transitar desenvolveu um planejamento para investimentos, priorizando as áreas de periculosidade efetiva e de risco potencial para cumprimento da meta de redução de sinistros de trânsito e preservação de vidas nas vias públicas do Município, realizando investimentos em engenharia de trânsito, com foco na segurança viária.
Para que esse objetivo seja atingido, a sinalização vertical (placas) é tratada como prioridade, cumprindo também os requisitos de legalidade previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Assim como a sinalização horizontal (pinturas) foi priorizada nos últimos 12 meses, a sinalização vertical será nos próximos meses, com uma programação de mutirão para substituição/instalação nas principais vias dos bairros já para o mês de outubro deste ano, seguindo para as demais vias em um segundo momento, até que todas as regiões sejam contempladas com a melhoria. A estimativa é instalar mais de 10 mil placas de sinalização de trânsito.
O pregão eletrônico nº 028/2022, com objeto registro de preços para aquisição de materiais para placas de sinalização e toponímicas (nome de ruas), foi lançado com valor máximo de R$ 4.448.140,50. A disputa que aconteceu no último dia 22, contou com a participação de até doze licitantes por lote, incorrendo em uma economia aos cofres públicos de R$ 2.139.890,50, representando um desconto de mais de 48% do valor inicial. O valor investido é proveniente dos recursos de multas de trânsito.
Crédito: Secom