Cotidiano

Chuvas, vento e frio! Defesa Civil socorre e abrigos são garantidos

Abordagem social garante socorro para pessoas em situação de rua em nova frente fria

Chuvas, vento e frio! Defesa Civil socorre e abrigos são garantidos

Cascavel – Quando se fala em chuvas, o mês de agosto está com um cenário bem diferente de julho, com chuvas intensas e acima da média. Na quinta-feira (18) em Cascavel, choveu 28 milímetros, segundo dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Em todo o mês, já foram 165 mm de precipitação, sendo que a média histórica é de 89,2 mm, ou seja, choveu quase do dobro ainda antes do final do mês.

Junto com as chuvas fortes de quinta, os ventos fortes de até 60 km/h, causaram alguns problemas aos moradores. A Defesa Civil de Cascavel atendeu um total de 24 chamados, oito já durante a madrugada quando ocorreu a tempestade. A maioria das ocorrências foi de destelhamento e as famílias atingidas receberam lonas e telhas.

A Defesa Civil mantém estoque para socorrer a população em casos de eventos climáticos mais severos. Atualmente, a unidade de Cascavel conta 29,6 mil metros de lonas e 1.220 telhas de fibrocimento para este atendimento. “O estoque é suficiente para prestar auxílio em caso de intempéries, para atender a população”, disse o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro.

O coordenador lembra que, mesmo com estragos nos telhados, em dias chuvosos a orientação é procurar um abrigo seguro, evitar coberturas frágeis, não subir em telhados e ter atenção ao piso molhado, além de não buscar abrigos embaixo de árvores. A Defesa Civil que mantêm sistema de plantão para atender as situações de urgência e emergência e pode ser acionada pelo telefone 199.

Frio e ‘aconchego’

E para quem está se perguntando se o frio chega nesta sexta-feira (19) a previsão aponta que sim, com temperaturas que devem variar de 3 a 11 graus e no sábado (20) de 4 a 17 graus. No domingo (21) a previsão é que as temperaturas fiquem entre 9 e 21 graus e a partir da próxima semana devem ficar entre 11 e 27 graus, com sol e menor possibilidade de chuva.

De acordo com o secretário de Assistência Social de Cascavel, Hudson Moreschi Júnior, o Município está preparado para atender a população em situação de rua que precise de abrigo. Existem 130 vagas, sendo 80 na Casa Pop, no Bairro Santa Felicidade, e 50 no Albergue Noturno, no Bairro Parque São Paulo. “Não vamos abrir o ginásio do Creas no Coqueiral, porque temos espaço suficiente na rede de atendimento que já possuímos”, falou.

Segundo o secretário, com a realização da Operação Acolhimento, é notória a redução da quantidade de pessoas nas ruas, já que muitos foram encaminhados para atendimento social. “De cerca de 400 pessoas que estavam nas ruas, acreditamos que pelo menos 300 pessoas não estão mais”, disse. Além disso, a Seaso mantém trabalho de abordagem social nas ruas que oferece auxílio a este público 24 horas por dia.

Foto: Arquivo/Secom