Cotidiano

Novo Trevo Cataratas deve ser liberado ao tráfego no próximo domingo

Obra elimina um dos principais gargalos logísticos do Paraná

Novo Trevo Cataratas deve ser liberado ao tráfego no próximo domingo

Com o avanço nas obras de ampliação do Trevo Cataratas, no km 584 da BR-277, em Cascavel (PR), a concessionária Ecocataratas prevê para o próximo domingo, dia 21, a liberação do trevo ao tráfego, com dois meses de antecedência, caso as condições climáticas na região se mantenham favoráveis aos serviços finais que estão sendo executados. O Trevo Cataratas concentra um dos mais importantes entroncamentos do país ao interligar duas rodovias federais (BR-369 e BR-277), uma estadual (a PR-467) e a Avenida Brasil, principal acesso à Cascavel. Antes da ampliação, iniciada em outubro de 2020, os mais de 45 mil veículos que circulam diariamente no trecho enfrentavam tráfego intenso que impactavam, inclusive, o escoamento da produção agrícola configurando um dos principais gargalos logísticos do Paraná.

Para atender o novo projeto e absorver todo esse volume de tráfego com fluidez e ainda mais segurança, a Ecocataratas construiu nove quilômetros de pistas que incluem alças, ramos e vias, além de dois viadutos. “O desafio maior foi fazer uma obra deste porte com o menor impacto possível ao fluxo, considerando a importância logística do trevo. Então tivemos que construir uma nova via de quatro quilômetros para absorver esse alto volume de tráfego durante as obras. Agora, com as novas pistas e viadutos, o Trevo Cataratas passa a atender a demanda de tráfego atual e certamente vai acompanhar o desenvolvimento da região”, avalia Rui Klein, diretor de concessões estaduais da EcoRodovias. Com a liberação da nova estrutura, as alças de ligação dos desvios de tráfego serão desativadas, porém os quatro quilômetros de vias marginais permanecerão em operação e à disposição dos usuários.

As equipes da concessionária também continuarão trabalhando no trecho para conclusão dos serviços complementares, tais como, drenagem, instalação dos postes de iluminação, barreiras de concreto e instalação de telas antiofuscantes no canteiro central da rodovia.

Mesmo após o encerramento dos contratos da Ecocataratas e da Ecovia, concessões rodoviárias que estiveram em operação por 24 anos no Paraná, a EcoRodovias manteve seu compromisso de investir R$ 150 milhões em obras, conforme acordo firmado com o Ministério Público Federal em 2019. Além da construção do Trevo, o valor foi investido pela Ecocataratas em obras na BR 277 como a implantação de quatro novas alças de acesso no Viaduto Olindo Periolo, em Cascavel e dez segmentos de terceiras faixas em trechos dos municípios de Catanduvas, Ibema, Guaraniaçu e Guarapuava. Na região leste do Estado, a concessionária Ecovia duplicou a PR-407 entre o km 17 e o km 19,4, e construiu duas passarelas nos municípios de Paranaguá e São José dos Pinhais.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias, subsidiária do Grupo ASTM, é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo de mais de 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Recentemente venceu o leilão da concessão do Sistema Rio-Valadares e passará a administrar mais de 4 mil quilômetros de rodovias em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste – tornando-se a operadora com maior extensão de malha viária do país. Além disso, gerencia dois ativos logísticos – um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Para mais informações, acesse: www.ecorodovias.com.br.

Texto: Assessoria Ecocataratas

Foto: Arquivo O Paraná/Celso Dias