Cotidiano

Comércio de Cascavel tem expectativa muito positiva na semana do Dia dos Pais

Comércio de Cascavel tem expectativa muito positiva na semana do Dia dos Pais

Cascavel – Em Cascavel, a semana que antecede o domingo, 14 de agosto, “Dias dos Pais”, abriu com comerciantes e consumidores otimistas com as vendas Pais. O município está entre os três primeiros quanto à expectativa de crescimento de vendas e lidera quanto ao valor que deverá ser destinado à compra do presente. Os cascavelenses esperam gastar, em média, R$ 201,67 – a média do Estado deverá ser de R$ 174,50 (em 2021, o tíquete foi de R$ 168,69). Também estão acima da média Curitiba, com R$ 180,81, e Londrina, com R$ 175,14 de tíquete médio.

Os entrevistados da pesquisa da Datacenso/Faciap em Cascavel estimam que as vendas deste Dia dos Pais, em comparação com as do passado, cresçam 9% – a média do Estado deverá ser de 8%. Os mais otimistas são os maringaenses, com 11%, seguidos dos lojistas e compradores de Londrina, com 10%. Londrina e Cascavel lideram também quanto aos mais esperançosos com o avanço do comércio de seus municípios nos próximos meses, respectivamente, com 90% e 85% de otimismo entre os ouvidos. No Paraná, oito entre dez empresários afirmam estar animados com o futuro da economia.

A pesquisa ouviu ainda sobre os principais itens que os filhos pretendem comprar aos pais, são eles: vestuário, calçados, bebidas, perfumes e jantar. O índice de confiança do comerciante, segundo apurou o estudo, também é bom, marcando 157 pontos de um total de 200.

 

Loja física

A pesquisa aponta que o número de consumidores paranaenses que pretendem comprar o presente em lojas físicas apresentou crescimento significativo. Portanto, esse novo comportamento de compra mostra que existe oportunidade para os comerciantes investir tanto na comunicação presencial quanto na digital, ou seja, é recomendável que se faça uma comunicação híbrida.

O levantamento da Datacenso ouviu mil pessoas (500 comerciantes e 500 consumidores) e foi feito de 20 a 24 de julho. Os entrevistados são das regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel (e Foz do Iguaçu), Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão (e Pato Branco).

 

 

REFORÇO DE 25%

De acordo com a experiência do comerciante Cláudio de Carvalho, o Dia dos Pais reforça as vendas em aproximadamente 25%. “Com mais movimento nas ruas, automaticamente surge compra para outros públicos. A nossa estratégia é uma promoção, na qual o cliente compra um óculos de sol, no valor acima de R$180, e pode escolher mais um, de igual ou menor valor dentre as marcas selecionadas. Também estamos sorteando um almoço para o dia dos pais”, complementa Cláudio, que é dono de ótica.

Para o empreendedor, a experiência da compra do presente vai além do material. “Um passeio juntos pelo comércio, o carinho, a atenção, são momentos especiais entre pai e filho. Por isso convido a todos para presentear seu pai comprando, prestigiando o comércio local de Cascavel; valorizando o nosso trabalho que gera empregos e impostos, para que a nossa cidade cresça cada dia mais com qualidade de vida à população. Feliz Dia dos Pais!”.

 

Dados Fecomércio

De acordo com pesquisa realizada pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae Paraná, 60,8% dos paranaenses pretendem comprar presentes para os pais, o percentual mais baixo da série histórica, justificada principalmente pela ausência do pai, porém, confirmam os dados Datacenso/Faciap sobre o aumento do valor investido neste ano.