Cascavel – O ataque violento e recorrente de dois cachorros sem raça definida no bairro Nova Iorque, em Cascavel, tem preocupado moradores daquela região há alguns meses. Na manhã de ontem (13), um novo episódio foi registrado, resultando na morte de mais um animal. O fato já chegou a ser apresentado à Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, que na época prometeu providências quanto ao caso.
A denúncia é do engenheiro agrônomo Andrei Mori, que no dia 19 de abril deste ano sentiu na pele o drama de perder um dos seus animais de estimação, justamente por conta do ataque desses cachorros soltos na rua e de propriedade de moradores do bairro. “Levei meu cachorro para fazer as necessidades na parte externa da minha casa e de repente fui surpreendido pelos dois cães, como mostram as imagens do meu sistema de segurança”. recorda.
Na próxima semana, a esposa de Andrei, a também engenheira agrônoma Giane Mori, irá até o fórum protocolar uma ação. “Esses animais soltos na rua são extremamente perigosos e o meu temor, é de um dia acontecer uma tragédia e esses animais atacarem uma criança ou até mesmo as pessoas que passam pela rua”, comenta. Esse é o terceiro animal atacado e morto em menos de seis meses no bairro.
“Já fizemos boletim de ocorrência na Polícia Civil, liguei diversas vezes para o 156 [Ouvidoria Prefeitura de Cascavel], falei pessoalmente com o secretário do Meio Ambiente, Ney Haveroth, com o médico veterinário da Sema e estou aguardando as providências até hoje”, relata Andrei Mori. “A minha tristeza, como cidadão, é de perceber que a Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel não está atenta a alguns problemas importantes, como por exemplo, esses animais de rua perigosos. Como cidadão, estou cansado de ver essa má gestão da Secretaria do Meio Ambiente”.
LIMITE LEGAL
Ao tomar conhecimento da situação, o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cascavel, Ailton Lima, recomenda que a denúncia seja feita diretamente na Justiça comum, tendo em mãos o Boletim de Ocorrência e a notificação da Prefeitura de Cascavel. “O caminho é abrir um processo contra o proprietário do animal causador dos danos”. Conforme Lima, a Prefeitura tem uma limitação legal e só pode agir em casos de maus-tratos. “Só quem pode tirar a guarda do animal é o Poder Judiciário. Ao fazer a denúncia, o próprio Ministério Público dá o encaminhamento”.
Crédito: Reprodução