Foz do Iguaçu – A Itaipu Binacional participará da Expo 2020 Dubai, de 20 a 31 de março de 2022, encerrando a programação brasileira no evento. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia. A participação também contará com eventos paralelos (side events) que abordarão temas ligados à sustentabilidade, como desenvolvimento territorial, energias renováveis, preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, entre outros.
A Itaipu participa a convite do governo federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia, e de Relações Exteriores. A empresa foi escolhida por conta do reconhecimento internacional às ações desenvolvidas no território de influência da usina, como a preservação de mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica em torno do reservatório, que receberam da Unesco o título de reserva da Biosfera, no programa O Homem e a Biosfera.
A temática da sustentabilidade está em linha com a estratégia definida pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex), que coordena a participação brasileira no evento e que tem como objetivo mostrar o potencial brasileiro para a economia verde, que associa o desenvolvimento econômico à preservação da natureza.
Sustentabilidade
O Pavilhão Brasil, a propósito, é um dos destaques no Distrito da Sustentabilidade da Expo. Com seu espelho d’água que remete à enorme disponibilidade de recursos hídricos do País (12% da água doce do mundo e um litoral de quase 11 mil km de extensão), o local receberá uma série de atrativos preparados pela Itaipu que vão buscar sensibilizar os visitantes sobre a importância da água para os ecossistemas e, consequentemente, para a qualidade de vida de todas as pessoas.
As ativações (ações realizadas em eventos para gerar experiências com marcas) lançam mão de recursos tecnológicos de última geração, como realidade aumentada, realidade virtual, imersão em cenários com projeção em 360 graus, entre outras, para que os visitantes tenham a experiência de visitar Itaipu, as belezas naturais que cercam a usina e outros cenários que mostram a exuberância da natureza no Brasil.
Esses atrativos são divididos em diferentes roteiros que poderão ser percorridos no Pavilhão Brasil, ao longo da participação da Itaipu: Água como Movimento (com destaque para a instalação “rios voadores”, que mostra as interconexões entre os biomas brasileiros por meio das chuvas); Água como Energia (em que é possível aprender sobre a importância da água e da biodiversidade para a geração de energia); Água como Vida (que inclui apresentações de ballet com espetáculo especialmente criado para a Expo Dubai pela Quasar Cia. de Dança); e Águas pela Paz (em que será explorada a relação de parceria entre Brasil e Paraguai que gerou a Itaipu, incluindo as contribuições da empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, e a importância dessa agenda para o mundo).
Pavilhão Brasil teve mais de 1,3 milhão de visitas
O Pavilhão Brasil na Expo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fez sucesso entre os estrangeiros e brasileiros. Desde 1º de outubro, foram cerca de 1,3 milhão de visitantes apenas no espaço dedicado ao Brasil, que tem como principal organizadora a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Em toda a Expo, foram contabilizados 15 milhões de visitantes.
A edição árabe da Expo, maior evento mundial desde o início da pandemia, tem 192 países explorando três grandes eixos temáticos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade como formas de trazer soluções para um mundo melhor. As Exposições Mundiais são realizadas a cada cinco anos. Dubai foi selecionada em 2013 para sediar a edição de 2020, mas teve de ser adiada devido à pandemia. Em 2025, será a vez da cidade japonesa de Osaka.
O Brasil fica no distrito da sustentabilidade, num pavilhão Brasil de 4 mil metros quadrados feito de membranas arquitetônicas translúcidas, onde são projetadas imagens das riquezas naturais do país, centros urbanos e grandes referências da cultura nacional. O espelho d’água escuro é inspirado no Rio Negro, afluente do Rio Amazonas. À noite, o pavilhão se transforma numa espécie de lanterna para os visitantes da Expo.
Na semana de 17 a 23 de fevereiro, o tema central no pavilhão do Brasil foi o agronegócio. Somente com este evento, a expectativa é gerar cerca de US$ 500 milhões em exportações para o país e US$ 10 bilhões em investimentos. Com grande importância, o agronegócio respondeu por cerca de 43% das exportações brasileiras em 2021, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.