Saúde

PR completa um ano de vacinação com 70% da população imunizada

Os dez municípios que mais aplicaram vacinas foram Curitiba (3.277.908); Londrina (1.035.844); Maringá (862.911); Cascavel (583.327); Ponta Grossa (512.855); São José dos Pinhais (388.652); Foz do Iguaçu (432.346); Colombo (423.528); Guarapuava (254.364); e Paranaguá (266.290)

PR completa um ano de vacinação com 70% da população imunizada

Cascavel – Terça-feira (18) completou um ano que o estado do Paraná recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 e de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que mais de 70% da população já recebeu as duas doses ou a dose única e mais de 80% já tomaram a primeira. O Paraná é o sexto estado com o maior número de aplicações do país, sendo que já foram aplicadas 19.045.464 vacinas no geral.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o alto índice de cobertura vacinal no Estado contribuiu para uma redução na ocupação de leitos, no número de mortes e também na incidência de casos graves. Para se ter uma ideia, há um ano, o índice de internamento em UTI era de 84%, já o último boletim do Estado mostra ocupação de 56%.

Beto Preto explicou que apesar da nova onda ligada à Ômicron, a média de óbitos diária está atualmente em dois casos e no mesmo período do ano passado chegou a 28. O secretário reforçou que isso demonstra que a vacina é fundamental e quem não toma vacina está vulnerável, vira uma “presa fácil” dos vírus. “Começa a ocorrer uma seleção natural e o vírus vai tentando se reproduzir através da infecção, e ele vai procurar o hospedeiro que tenha menos imunidade. Quem não tomou vacina está com menos imunidade que os outros nesse momento”, ressaltou.

Neste segundo ano de campanha o estado começa uma nova fase e a imunizar as crianças com idade entre 5 e 11 anos. Agora, o apelo é para que os pais levem seus filhos aos postos de vacinação. “Nós temos um momento importante para cumprir nos próximos dois ou três meses, e quero convocar os paranaenses para ficarem muito alertas. Vamos fazer essa vacinação acontecer da melhor forma possível”, afirmou o secretário.

Os dez municípios que mais aplicaram vacinas foram Curitiba (3.277.908); Londrina (1.035.844); Maringá (862.911); Cascavel (583.327); Ponta Grossa (512.855); São José dos Pinhais (388.652); Foz do Iguaçu (432.346); Colombo (423.528); Guarapuava (254.364); e Paranaguá (266.290).

 

Toledo e Foz imunizam crianças Hoje; Cascavel começa amanhã

 

A Secretaria de Saúde de Toledo iniciou ontem (18) a imunização das crianças de 5 a 11 anos, seguindo cronograma adotado pelo Ministério da Saúde. A aplicação está ocorrendo nas unidades básicas de saúde escolhidas de forma estratégica e em horários diferenciados do atendimento geral. A expectativa é de imunizar 13.268 crianças começando pelas crianças com deficiência permanente e/ou comorbidades. Para tanto, é preciso a declaração preenchida por um profissional de saúde. “É um modelo editável, disponibilizado aos profissionais, o qual deverá ser preenchido com os dados pessoais, realizada a indicação da comorbidade, datada, assinada e carimbada pelo médico”, explica Fernando Pedrotti.

 

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu a Secretaria Municipal de Saúde começa a vacinar hoje (19) as crianças de 5 a 11 anos de idade. Eles começaram também pelas crianças com comorbidades e deficiência permanente, com agendamento prévio pelo site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br). A primeira dose será aplicada às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Yolanda. Para comprovar a comorbidade, os pais poderão levar exames ou laudos médicos que comprovem a condição.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, somente serão imunizadas as crianças que moram em Foz do Iguaçu, mediante agendamento prévio pelo site.  Os pais devem portar documento pessoal com foto, além de documento (RG, CPF e cartão SUS) ou certidão de nascimento da criança, para comprovar o parentesco, e comprovante de endereço. Crianças que não estiverem com o pai e/ou mãe deverão apresentar autorização por escrito (o modelo ficará disponível no site da prefeitura). O boletim de ontem da cidade apontou 1209 novos casos de Covid-19 em 24 horas.

 

Cascavel

Em Cascavel, as unidades básicas de saúde estão realizando o agendamento da vacinação pediátrica ainda hoje e, amanhã (20), começam as primeiras aplicações do grupo infantil que vão até a sexta-feira (21). A aplicação da vacina da Pfizer também começa para aquelas que tem comorbidades ou alguma deficiência, depois segue calendário de acordo com a faixa etária. A expectativa é de vacinar cerca de 26,6 mil crianças na cidade.