Cotidiano

Comércio vai ampliar horário até as 22h e aposta em Natal melhor

Para auxiliar na segurança pública em conjunto com a PM, um módulo móvel e uma base da Guarda Municipal estão montados na Avenida Brasil, nas proximidades da Catedral

Comercio de Eletroeletronico. Foto: Ari Dias/AEN
Comercio de Eletroeletronico. Foto: Ari Dias/AEN

Cascavel – A partir da próxima segunda-feira, dia 13, o comércio em Cascavel passará a funcionar com horário estendido, com as empresas abertas até às 22h, com exceção dos finais de semana. O objetivo é oferecer o tradicional atendimento ampliado para que a população tenha mais tempo e oportunidade para fazer as compras de Natal e Ano Novo.

Com a pandemia de Covid-19, o setor do comércio foi um dos grandes prejudicados, pois precisou fechar durante vários dias em razão dos decretos e medidas restritivas contra a doença, reduzindo o atendimento e, consequentemente, também o faturamento. O período de inatividade acarretou no fechamento de empresas e o aumento do desemprego. Em contrapartida, o avanço da vacinação permitiu com que, aos poucos, os estabelecimentos voltassem a funcionar normalmente, seguindo medidas menos severas.

O prefeito Leonaldo Paranhos informou que o 13º salário, que foi liberado aos servidores públicos ainda na primeira quinzena de novembro, injetou mais de R$ 30 milhões na economia local. Paranhos destacou a importância de celebrar o Natal, após restrições impostas pela pandemia em 2020, mas recomendou os cuidados necessários e que todo exagero seja evitado. “Estamos em uma época em que a esperança de todos se renova. Então, vamos aproveitar este momento com muita responsabilidade”, disse.

 

Comércio otimista

Segundo pesquisa feita pela Faciap (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), os empresários e lojistas estão otimistas para o Natal 2021.  Os comerciantes acreditam que as vendas deste ano serão melhores que as do mesmo período do ano passado, quando o movimento nas lojas físicas reduziu em função das restrições causadas pela pandemia.  “Isso se justifica pelo avanço da vacinação, a melhora nos números da pandemia e com os consumidores sentindo-se mais seguros para sair às compras”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Outro fator que cresce especialmente no final de ano são as contratações temporárias. Em relação ao número de contratações, a pesquisa da Faciap aponta que quase metade dos comerciantes paranaenses pretende aumentar o quadro de funcionários neste período de festividades.

Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, em outubro, as vendas cresceram em 17 das 27 unidades da Federação. O volume de vendas no varejo, na passagem de setembro para outubro de 2021, tem sua terceira taxa no campo negativo consecutiva. Esse resultado foi sentido por cinco das oito atividades avaliadas.

O IBGE aponta que a inflação continua exercendo impacto nos indicadores, uma vez que a variação de receita nominal de vendas do varejo é positiva, na passagem de setembro para outubro, em 0,7%. Tal impacto pode ser observado sobretudo nas atividades de combustíveis e lubrificantes, hiper e supermercados e tecidos, vestuário e calçados.

 

Horário estendido

O horário especial do comércio em Cascavel, segundo convenção coletiva do Sindec e Sindilojas, será o seguinte: de 13 a 17 de dezembro das 9h às 22h; dia 18 das 9h às 18h; dia 19, das 9h às 17h; de 20 a 23 das 9h às 22h e no dia 24 de dezembro das 9h às 17h.

 

SEGURANÇA

A Polícia Militar já desenvolve algumas ações especiais de olho na proximidade das festas de fim do ano. Na próxima segunda-feira, dia 13, será lançada a “Operação Natal” em todo o Estado do Paraná.

O capitão Diego Astori, comandante da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar contou que apesar do lançamento da operação estar marcado para o dia 13, em Cascavel já teve início o monitoramento e rondas preventivas. “Aqui na cidade a gente está fazendo um ‘plus’. As equipes da Cavalaria já estão no atendimento desta demanda com ações preventivas no calçadão e em outras regiões movimentadas do perímetro urbano”.

Astori ainda contou que a Patrulha Comercial também está nas ruas para garantir mais segurança aos lojistas e aos consumidores nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo. No dia 13, outras equipes vão integrar o efetivo da operação.

Para auxiliar na segurança pública em conjunto com a PM, um módulo móvel e uma base da Guarda Municipal estão montados na Avenida Brasil, nas proximidades da Catedral.

 

(Redação: Paulo Eduardo)

FOTO: Divulgação