Cafelândia – O Hospital Nossa Senhora da Consolata de Cafelândia fechou as portas e encerrou suas atividades depois décadas de prestação de serviços ao município.
Para o médico responsável pelo hospital, Culestino Kiara, a decisão foi tomada tendo em vista que não há mais condições de manter o hospital em funcionamento, conforme reportagem do jornal Integração, de Cafelândia.
O médico explica que o Ministério Público vem pedindo reformas na estrutura do hospital. No entanto, as reformas são inviáveis neste momento, pois o novo hospital municipal está com sua estrutura física pronta e necessita apenas dos equipamentos para começar a funcionar.
Apesar do Consolata ser um hospital particular, em torno de 90% dos procedimentos são realizados pelo SUS. Em 2015, o hospital quase foi interditado pela vigilância sanitária e precisou se adequar para continuar atendendo a população à época.
O médico que está há mais de 15 anos trabalhando no hospital explica que a intenção era manter as atividades, mas devido à necessidade das reformas e o custo alto que seria gasto no prédio ficou inviável mantê-lo aberto. Além disso, os 17 funcionários que hoje trabalham no hospital perderão seus empregos.
De acordo com o prefeito de Cafelândia, Estanislau Franus, o atendimento que atualmente é realizado no Hospital Consolata, será transferido para o Hospital Municipal.
Em casos mais graves, onde o paciente necessite de internamento de mais de 24 horas, o município fará o encaminhamento para os municípios de Nova Aurora, Corbélia ou Cascavel.