As mudanças impostas ao sistema viário de Cascavel devido as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) ainda estão longe de um final e muita coisa ainda será modificada. Uma delas será a pista exclusiva para circulação de ônibus na parte central das avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves que obrigarão os veículos a terem portas do lado esquerdo. Alguns terão portas de ambos os lados.
Mas, como isso irá acontecer? A maior parte dos ônibus do ônibus que terão portas do lado esquerdo deve ser comprada no momento da substituição de parte da frota, mas há também a possibilidade de adaptação dos veículos seminovos.
De acordo com Alsir Pelissaro, presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, os coletivos seminovos e que estiverem de acordo com as normas da companhia poderão, se as empresas que operam o sistema quiserem, ser adaptados para que possam circular nos corredores exclusivos.
Boa parte dos veículos, no entanto, deixarão a frota já que a legislação determina que ônibus com mais de dez anos de fabricação não podem fazer o transporte coletivo.
Segundo Pelissaro, a Viação Capital, uma das duas empresas que operam o sistema, deve comprar ou adaptar 17 ônibus com portas em ambos os alados. Isso porque além de circular pelos corredores exclusivos das avenidas, eles também circularão em outras vias. Já a empresa Pioneira deverá comprar 26 novos ônibus.
Articulados
Os ônibus articulados, que no passado chegaram a circular em Cascavel, definitivamente não voltam a operar na cidade e por uma razão econômica. “Gastam muito combustível, os cuidados com eles são maiores e os custos operacionais são muito acima dos pandrons e convencionais”, explica Pelissaro.