Cascavel – O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) executa serviços de reparos emergenciais em 193,27 quilômetros de rodovias na região Oeste. Os trabalhos são realizados pela equipe de administração direta da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, que conta com 500 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) adquiridos no final de agosto para este fim, um investimento do Governo do Estado de R$ 218.670,00.
Os primeiros trechos atendidos são a PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, e a PR-484 entre Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques. Além destes serviços iniciais de tapa-buracos, também está programada a execução de outros reparos utilizando motoniveladora e rolo compressor nos segmentos mais críticos, a partir da semana que vem. O objetivo é garantir mais segurança aos usuários enquanto é realizada licitação para contratar serviços de conservação mais duradouros e rotineiros.
Os trechos deveriam ser atendidos por um dos programas de conservação de pavimento do DER-PR, mas a empresa responsável não fez os serviços, levando à rescisão do contrato.
Licitação
O departamento, então, optou por licitar um novo contrato de conservação, utilizando levantamentos atualizados e soluções mais modernas, que estão sendo trabalhadas para futuros programas de conservação. No dia 1º de outubro, às 14h, serão abertos os envelopes com propostas de preços das participantes, no auditório do DER-PR em Curitiba, e com transmissão ao vivo pela internet.
O orçamento estimado é de R$ 61.005.629,78, contemplando os municípios de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Toledo e Três Barras do Paraná, com uma população total de cerca de 262 mil pessoas.
O edital prevê serviços de tapa-buracos emergenciais, remendos superficiais e profundos, selagem de trinca, fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, desconfinamento lateral de bordo, drenagem longitudinal, drenagem transversal, sinalização horizontal e instalação de tachões refletivos bidirecionais.
Projeto
Paralelamente a essa iniciativa de conservação do pavimento, está em andamento a elaboração do projeto executivo de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 e PR-239 no trecho entre Toledo e Assis Chateaubriand, uma iniciativa do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A ação está dividida em três subtrechos – o primeiro é a PR-239, entre Assis Chateaubriand e Bragantina. Além da ampliação da capacidade, que prevê soluções como acostamentos e terceiras faixas, também será avaliada a construção de um viaduto no entroncamento com a PR-486 e PR-364 em Assis, bem como a execução de vias marginais no perímetro urbano do município, um viaduto no entroncamento com a PR-581, acesso para Tupãssi, e vias marginais e retornos em Bragantina.
O segundo subtrecho contempla a PR-317 entre Bragantina e Toledo, com previsão de um viaduto no entroncamento com a PR-182, em Toledo. E o terceiro subtrecho trata da implantação do Contorno Oeste de Toledo, uma nova ligação entre a PR-317 e a BR-163, visando retirar o tráfego de longa distância das avenidas da cidade.