Foto: Gazeta do Povo
O anúncio da duplicação do Contorno Oeste, em Cascavel, trecho da BR-163 entre as rodovias BR-277 e BR-467, trouxe também a confirmação do prolongamento da Avenida Brasil até o Contorno Oeste, feita pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, em suas redes sociais, no dia 12 de julho.
A ligação começa no KM 208 da BR-163, passa pela Estrada Rural Chaparral, por um trecho da Avenida das Torres e então chega à principal avenida de Cascavel, na altura do Bairro Santa Cruz. São 4,79 quilômetros no total.
O HojeNews analisou o croqui do projeto disponibilizado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e fica a dúvida se é do prolongamento da Avenida Brasil que estamos falando. Isso porque, na prática, está mais para o prolongamento da Avenida das Torres até a Estrada Chaparral, ligando com o Contorno Oeste.
A questão é que, se de fato se tratasse de um prolongamento da principal avenida de Cascavel, a via teria de passar por um condomínio de luxo que fica nas proximidades. Assim, para seguir em frente, é preciso fazer curvas e mais curvas, e até pegar atalhos em outra avenida.
A reportagem entrou em contrato com a empresa Dalba Engenharia, construtora responsável pela execução do serviço, a fim de entender o traçado diferente.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Michel Metz, representante da empresa, o projeto executivo foi elaborado com base em um anteprojeto da obra fornecido pelo próprio Dnit (que era responsável pela obra). “O governo federal, quando lançou o edital dessa obra, em 2015, já tinha um anteprojeto. Então, quem pensou no traçado do acesso da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, foi o pessoal que elaborou o projeto, no caso, a Prosul. Para o projeto executivo, foi seguido o traçado do anteprojeto”.
Por meio de nota, o Dnit informou que o traçado foi definido levando em conta alguns “aspectos técnicos”, como tráfego, relevo, terraplanagem, drenagem, raios de curvatura mínimos, além, evidentemente, do custo.
Por conta disso, para a elaboração do traçado, consideraram a faixa de domínio existente como forma a reduzir o custo com desapropriações.
De acordo com o prefeito Paranhos, o projeto foi realizado em outra gestão, mas que o importante é a realização da obra e não o nome que o trecho receberá. “Isso foi feito em 2013, 2014, porque essa licitação é de 2015… é um projeto que já tinha sido feito. É só uma questão de nome, porque nós teremos a ligação da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, na verdade, elas se encontram e fazem uma rotatória e, aí, [o trecho] desce e encontra com a Estrada Chaparral. Elas se conectam, então é uma extensão da Brasil também. Quem vem de carro pela Avenida Brasil vai entrar nessa outra avenida, que nem tem nome ainda, e pode se chamar Avenida das Torres, pode se chamar Avenida Brasil”, concilia.
A obra
O trecho terá 4,79 quilômetros. A previsão é de que as obras sejam concluídas até agosto de 2022, quando termina o contrato da empreiteira com o governo federal. O valor do convênio para a extensão da avenida é de aproximadamente R$ 17 milhões, que serão pagos pela Itaipu.
Por meio de um convênio com o Dnit, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) se tornou responsável pela execução do projeto em novembro do ano passado.
Segundo o DER, estão sendo definidos alguns detalhes desapropriação das áreas onde passará a nova avenida.