O Setor de Controle de Endemias da Sasau (Secretaria Municipal de Saúde) programou para esta quarta-feira (14) vistorias em 2.124 imóveis na região do Jardim Alvorada em Cascavel. O trabalho é uma continuidade das ações que estão sendo realizadas após a Vigilância em Saúde Ambiental realizar o 3º Levantamento de Índice Rápido e Amostral (Liraa), de 14 a 16 de julho.
Os agentes de endemias vistoriaram 4.358 imóveis e o índice apontado no Município ficou em 1,0%, considerado médio risco para infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
Algumas localidades, no entanto, apresentaram índice de infestação acima deste percentual. No estrato 2 (Sanga Funda, Jesuítas, Taruma, Interlagos, Barcelona, Julieta Bueno, Tocantins, Melissa, Brasmadeira, Alvorada) o índice ficou em 1,6%, considerado médio risco.
As ações que serão realizadas no Jardim Alvorada têm como objetivo reforçar as orientações aos moradores e eliminar focos do mosquito.
“A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de endemias para a realização da vistoria e solicita aos moradores que são do grupo de risco, ou que estejam com sintomas ou positivos para Covid-19, que informem o agente no momento da abordagem para inspeção do imóvel”, diz Clair Wagner, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental.
A Sesau lembra que a prevenção é sempre a melhor escolha e que as pessoas não deixem nada que possa acumular água pois podem se transformar em criadouro do mosquito Aedes aegypti.
A equipe de Educação em Saúde também estará participando da ação com atividades lúdicas no Complexo Esportivo Manoel Messias de Souza, Piscina da Região Norte, Rua Glauber Rocha s/n – Jardim Alvorada
O ponto de de encontro dos agentes será na Rua Orlando Silva, 428, Salão Comunitário do Consolata, às 8h.