Policial

Polícia Civil prende três pessoas no Paraná por abuso e exploração sexual de crianças na internet

A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve a participação de policiais civis cumprindo 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas em flagrante durante a Operação ‘Luz na Infância 8’, nesta quarta-feira (9), no Paraná. A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública teve a participação de policiais civis cumprindo 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.  -  Curitiba, 09/06/2021  -  Foto: Polícia Civil do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas em flagrante durante a Operação ‘Luz na Infância 8’, nesta quarta-feira (9), no Paraná. A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública teve a participação de policiais civis cumprindo 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador. - Curitiba, 09/06/2021 - Foto: Polícia Civil do Paraná

A Polícia Civil do Paraná prendeu três pessoas em flagrante durante a Operação Luz na Infância 8, nesta quarta-feira (9), no Estado. A força-tarefa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve a participação de policiais civis cumprindo 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

No Paraná, as ordens judiciais foram cumpridas em Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana, Pato Branco, Andirá e Matelândia. Além dos flagrantes, três homens foram indiciados. Ao todo, seis pessoas irão responder por armazenamento do material de pornografia infantojuvenil.

No Brasil, 27 pessoas foram presas em flagrante, outras 10 na Argentina e 4 no Paraguai.

A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A operação também contou com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

Nas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a Luz na Infância cumpriu mais de 1,4 mil mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

Veja os resultados das operações anteriores: 

Luz na Infância 1 – 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

Luz na Infância 2 – 17 de maio de 2018. As polícias civis dos estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.

Luz na Infância 3 – 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.

Luz na Infância 4 – 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.

Luz na Infância 5 – 4 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e no Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.

Luz na Infância 6 – 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 112 mandados de busca e apreensão.

Luz na Infância 7 – 6 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 136 mandados de busca e apreensão.