Cotidiano

Sem previsão

As obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) começam a entrar na fase inicial e com muitas indefinições. Uma delas, que se transformou em uma verdadeira novela, é sobre ter ou não ter BRT (Bus Rapid Transit). O conceito de veículo rápido ainda está longe de ser aplicado quando tudo estiver funcionando, mas nem mesmo a decisão para adquirir os novos ônibus foi tomada.

De acordo com a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) ainda falta fechar os estudos sobre a configuração dos veículos, que deveriam estar na cidade no começo de 2018, segundo a previsão inicial.

Em março deste ano, o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro disse que dentro de um ano os coletivos seriam comprados. Uma matéria publicada no dia 3 de março no portal do Município de Cascavel deixava clara a previsão. "Alsir Pelissaro, informou que Município oficiou esta semana as empresas concessionárias do transporte coletivo urbano, que terão o prazo de todo o ano de 2017 para aquisição dos veículos que deverão integrar o novo sistema do transporte proposto pelo programa, que deverão estar à disposição a partir de 1º de março de 2018", afirmava o texto.

Planos alterados

Com 2018 se aproximando, no entanto, os planos e previsões mudaram. “Vamos ter de fazer os estudos quanto à configuração dos ônibus. Por se tratar de mais de 40 unidades, estimo que demore de seis a oito meses para as encarroçadoras entregarem os ônibus, então mais ou menos em junho, julho as empresas terão de começar as encomendas” afirma o vice-prefeito, Jorge Lange.

Muitas mudanças

Além da mudança de cronograma, outras modificações radicais devem ser feitas para que, de fato, se implante o chamado BRT. Uma delas seria nas estações de embarque e desembarque, são mal planejadas e deveriam ser fechadas, mas são abertas. Com isso, o início efetivo do BRT só deve acontecer mesmo no final de 2018 ou início de 2019.

“Na época pensávamos que daria tempo, mas infelizmente não deu, vamos fazer todas as análises, estudos, o quanto antes, para que o cronograma não se estenda muito” diz Lange. Mas o vice-prefeito destaca: “Para as obras não ficarem paradas, já estamos preparando um plano ‘B’ para colocar os terminais em funcionamento, mesmos que seja da maneira convencional”.

A Cettrans informou que terá que aguardar a conclusão do conjunto das obras que integram o PDI. “A companhia trabalha com a hipótese de alteração da data inicialmente prevista (1º março de 2018) para o início de operação do novo modelo de transporte coletivo”.