Educação

Alunos de Nutrição apresentam pratos de gastronomias regionais e internacionais

Atividade foi a avaliação final da disciplina de Técnica Dietética Aplicada e Gastronomia

A cozinha do Laboratório de Nutrição do Centro Universitário FAG foi palco de muita correria, mas, que no final, rendeu bons resultados. Os acadêmicos do 4º período do curso de Nutrição usaram o espaço para a avaliação final da disciplina de Técnica Dietética Aplicada e Gastronomia, ministrada pela professora, Adriana Hernandes Martins.

O desafio foi fazer pratos de regiões do Brasil e também de outras nacionalidades. "Em um primeiro momento, eles fizeram uma pesquisa sobre os aspectos culturais, as restrições alimentares, a posição geográfica e como isso influenciou nos pratos típicos. O resultado teórico foi apresentado em sala de aula. Agora, viemos para o Laboratório para a parte prática", explica a professora.

Foram desenvolvidos pratos das seguintes estados e países: Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Polônia, México, França, Índia, Japão, Árabe, China, Amazônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. "Eles mesmos puderam escolher as receitas. Precisaram seguir as receitas originais das localidades", complementa Adriana.

Depois que o prazo de duas horas se encerrou, a cozinha era um misto de aromas. Tinha hambúrguer, torta holandesa, petit gateau, chai indiano, risoto, musse de açaí, feijão tropeiro, niguiri, yakissoba, cocada de castanha, strudel, torta de maçã, linguiça com batata, tortilla, guacamole, tapioca e mais um monte de delícias. Os alunos tiveram que apresentar os pratos e alguns até se caracterizaram para entrar mais no clima. "Achei muito produtiva a atividade. Além de aprendermos a aplicar os cozimentos e preparos, também aprendemos mais sobre as culturas. Descobrimos condimentos e ingredientes diferentes", observa a acadêmica, Fabiana Rodrigues.