Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Na presidência, novos caminhos e 100% paranaense

Coluna ADI pelo Paraná: Na presidência, novos caminhos e 100% paranaense

Na presidência

Uma representante de Castro assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. Aline Sleutjes (PSL-PR) está em seu primeiro mandato como deputada federal, mas já foi vereadora durante dois mandatos, além de ter concorrido ao cargo de prefeita e vice-prefeita. Os paranaenses estão muito bem posicionados no Legislativo federal quando o assunto é agronegócio.

 

Vice-presidente

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foi eleito para integrar a diretoria do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) como vice-presidente para cidades não capitais da Região Sul do Brasil. A proposta do Conectar, idealizado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), é adquirir as vacinas necessárias à imunização contra a covid-19, além de insumos e medicamentos.

 

Novos caminhos

O presidente do Conselho Superior da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, foi indicado para o cargo de titular do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, órgão ligado ao Ministério da Economia.  “Pelo momento que estamos vivendo, temos que buscar outros caminhos e, principalmente, dar suporte às pequenas empresas. Esse é o principal objetivo desse projeto”, diz Marco Tadeu.

 

100% paranaense

O Brasil pode ganhar no ano que vem uma vacina contra a covid-19 integralmente desenvolvida no Paraná. Criado pela UFPR, o imunizante está sendo desenvolvido por professores e cientistas da instituição e já demonstrou títulos de anticorpos comparáveis e até superiores aos reportados pela vacina AstraZeneca/Oxford. O imunizante está em estudos na fase pré-clínica realizados em camundongos.

 

Máscara antiviral

O Senai está trabalhando em parceria com a indústria paranaense Heide Extratos Vegetais para desenvolver uma máscara antiviral com micro e nanocápsulas de ingredientes naturais para proteção contra o coronavírus.   “Reconhecendo a abundância dos recursos naturais do Brasil e aliando tecnologia, estamos desenvolvendo um produto de grande utilidade na saúde pública nesse momento”, destaca Ana Carolina Winkler Heemann, farmacêutica, cofundadora e diretora técnica da Heide.

 

Recuperação

Após quedas consecutivas entre o fim de 2020 e o início deste ano, o setor de lácteos começou a esboçar reação em março. A projeção é de que o valor de referência do leite padrão – usado como base na negociação entre produtores e a indústria – avance 1,78%, chegando a R$ 1,6045. Os números foram apresentados durante reunião do Conseleite-PR (Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Paraná).

 

***FunCafé

O Conselho Deliberativo de Política do Café aprovou o orçamento recorde de R$ 5,9 bilhões do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira). A decisão ainda será convertida em uma resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional).

 

20 anos

O Corredor Ecológico Santa Maria, um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação do meio ambiente no oeste do Paraná, está completando 20 anos em 2021. Trata-se de um dos poucos corredores ecológicos estabelecidos com força de lei no Brasil e é resultado da atuação de diversas instituições locais, estaduais e federais que atuaram em parceria com proprietários de terra que cederam áreas para o projeto.

 

***Pedido de socorro

Prefeitos e prefeitas de municípios brasileiros pediram socorro. Em um vídeo produzido pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) em parceria com a Vital Strategies, chefes do Executivo local retrataram a situação atual do País. O objetivo do apelo é destacar, na mídia nacional e internacional, que prefeitas e prefeitos brasileiros estão empenhados em enfrentar a covid-19 amparados na ciência.