Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), pensando nos impactos econômicos do País e a fim de evitar a inadimplência, segundo determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Estado congela pelo segundo ano consecutivo as taxas de todos os serviços do Detran/PR (Departamento de Trânsito do Paraná). Portanto, em 2021, os proprietários de veículos pagarão os mesmos R$ 86,50 do ano anterior.
Depois de determinar que a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) fosse apenas online, uma decisão do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), atendendo recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil e de mais três entidades do estado de Santa Catarina, determina que Detrans de todo o Brasil voltem a emitir o documento físico. A Lei n° 14.071/2020 entra em vigor a partir do dia 12 de abril.
Para quem ainda prefere a praticidade do online, o licenciamento PR pode ser emitido através do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), pelo site do Detran/PR ou aplicativo Detran InteliGente.
Diferente do IPVA, que oferece a isenção para alguns veículos, o licenciamento é obrigatório. Caso o documento esteja atrasado, a infração é considerada gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para garantir a emissão do documento é necessário que todos os débitos, multas e documentação do veículo estejam em dia, além de não haver restrições administrativas e judiciais.
Placas e prazos
O prazo para a regularização do licenciamento Paraná começa a partir do 2º semestre (agosto), mas como em todos os anos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), juntamente com o Detran/PR, liberam antecipadamente o calendário de datas, organizado de acordo com o último dígito da placa do veículo. Diferente dos carros 0 km, do qual o vencimento da taxa é no momento do registro, antes de fazer o emplacamento.
Agosto: Placas com final 1 e 2;
Setembro: Placas com final 3,4 e 5;
Outubro: Finais 6,7 e 8;
Novembro: Placas com final 9 e 0.
O pagamento pode ser feito em casas lotéricas e bancos, seja nos caixas eletrônicos ou internet banking. Outra opção é a contratação de um despachante credenciado ao Detran/PR. Com serviços 100% online, o DOK Despachante é um desses credenciados e oferece atendimento simples, rápido e seguro. Além disso, outra facilidade é o parcelamento em até 12x em 6 cartões diferentes.
Texto: Jéssica Santos
***** Informe Publicitário