Delegações de militares do Exército do Brasil e do Paraguai encontraram-se na cidade de Foz do Iguaçu (PR) nessa quinta-feira (18) para a realização da 1º Reunião de Coordenação do Exercício Combinado Paraná III.
O encontro foi promovido pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) e teve por objetivo realizar o planejamento combinado de um exercício militar entre os dois países, além de promover a troca de experiências e conhecimentos na área militar.
O General de Brigada Juan Ramon Mendoza Otaño, Comandante da 3ª Divisão de Infantaria Paraguaia, bem com sua comitiva, foram recebidos na Ponte Internacional da Amizade que liga os dois países e, posteriormente, seguiram para o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Organização Militar que sediou o encontro.
O General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, Comandante da 15ª Bda Inf Mec, realizou a abertura do evento com uma apresentação institucional sobre o Exército Brasileiro e sobre as atividades da Grande Unidade e, logo em seguida, passou a palavra ao seu Oficial de Operações, que apresentou a proposta de funcionamento do adestramento combinado entre os dois exércitos.
Ao final da reunião, as delegações de Brasil e Paraguai apresentaram aos dois oficiais-generais a ata final, visando ao prosseguimento dos planejamentos atinentes à realização da Operação Paraná III.
Durante a realização do encontro, o General Mendoza conheceu a Viatura Blindada para Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, que integra a nova família de veículos blindados de combate do Exército Brasileiro.
Além dos Oficiais do Estado-Maior da 15ª Bda Inf Mec e da comitiva paraguaia, também participaram do encontro oficiais superiores do Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Sul e da 5ª Divisão de Exército.