Parece que a rivalidade Cascavel-Toledo começa a ser recuperada aos moldes do que acontecia nos anos 70/80. Claro que, com os padrões de torcedores que temos hoje, muitas das coisas antigas não serão vistas, mas ainda há quem fomente a versão bate-boca do Clássico da Soja.
E tudo porque algumas camisas do FC Cascavel apareceram pelas ruas de Toledo. Foi o que bastou para que começasse a circular pela cidade vizinha uma campanha para que as pessoas utilizem a camisa do Toledo.
Diz o post que circula pelos Whats: “Em Toledo, use a camisa do Toledo! Se a deles é mais barata, é porque vale menos”, em uma clara alusão à campanha de marketing do FC Cascavel que já vendeu milhares de camisas a preços populares.
Apesar de eu achar que a campanha dos amigos de Toledo vai dar em nada, ela revela um pensamento que já é adotado em várias cidades, inclusive Cascavel, em que as torcidas locais e diretorias de times buscam a fortalecimento da cultura local do futebol. Exemplos disso são Operário e FCC.
O que não concordo muito é que, em várias ocasiões, a forma de abordagem não é das mais saudáveis e cordiais ao torcedor esporádico que está na arquibancada nem sempre se dá conta do que acontece.
Se for um movimentado sadio e bem coordenado, é bem-vindo e tem tudo para retomar a antiga cultura do futebol local e fortalecimento de campeonatos como o estadual. Fortalecimento, este, que sempre defendi.
E parece que já deu resultado.
Dois gumes
O resultado do jogo desta tarde, em Toledo, pode ter desdobramentos diferentes para Toledo e Paraná, dependendo de quem saia vitorioso. Se for o Toledo, é uma espécie de vida que segue e precisamos de mais. Se for o Paraná, fará uma diferença menor no efeito das cobranças externas e da situação do clube, mas vai tirar um peso enorme dos ombros de jogadores e comissão técnica.
Fechou
O governo de Minas Gerais vetou a realização de jogos de equipes de outros estados. Assim, São Bento e Palmeiras, pelo Paulistão, não acontece hoje. Ao que tudo indica, jogos da Copa do Brasil marcados para o Estado também não serão realizados, o que pode atrasar o início da próxima fase. Um dos jogos interessa ao FCC, Palmas-TO x Avaí, o próximo adversário em caso de classificação.
Caiu
O Curitiba/Vôlei não resistiu ao Osasco nos playoffs da Superliga Feminina de Vôlei. Foram dois jogos e duas vitórias das paulistas, por 3 a 2 e 3 a 1, resultados que classificaram o Osasco para as semifinais. Nos outros duelos, o Dentil/Praia Clube (MG) está em vantagem contra o São Paulo/Barueri (SP) enquanto a série entre o Sesi Vôlei Bauru (SP) e o Sesc RJ Flamengo (RJ) está empatada. Hoje, o Dentil Praia pode garantir vaga se voltar a vencer o Brasília.
Volta
O lateral Willian Simões vai aparecer na escalação do FCC para a partida de amanhã, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. O jogador ficou fora da partida pelo estadual por precaução, já que sentiu um desconforto muscular na partida diante o Azuriz. No mais, o técnico Tcheco pretende repetir o time que iniciou a partida diante o Paraná. Lembrando que o FCC precisa vencer.