Saúde

Secretária de Saúde de Curitiba diz que "fizemos do Brasil um covidário"

Há duas semanas o Paraná vive à beira do colapso, com mais de 90% das UTIs ocupadas, apesar do incremento de novos leitos

Secretária de Saúde de Curitiba diz que "fizemos do Brasil um covidário"

A secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, usou as redes sociais domingo (7) para postar uma gravura acompanhada de desabafo sobre o atual estágio da covid-19 no País e o que contribuiu para se chegar a essa situação dramática.
Há duas semanas o Paraná vive à beira do colapso, com mais de 90% das UTIs ocupadas, apesar do incremento de novos leitos.
Ela enfatiza que tanto os profissionais como o sistema de saúde chegaram ao limite das forças e da capacidade de resposta.
Reagindo à crítica daqueles que dizem que as autoridades não se prepararam, Huçulak diz: “Realmente não nos preparamos para ver tanta negação de uma doença nova e grave. Não nos preparamos para ver o descaso das pessoas e o deboche em relação a todas as orientações dos cuidados para evitar o contágio. Não nos preparamos para ver uma sociedade auto-referida (sic) e egoísta que só pensa em si. O Brasil é o único lugar que as medidas restritivas não funcionam, porque aqui não há disciplina nem respeito”.

“Não importa mais se você é pobre ou rico, não vai ter UTI”, observa. “E, para os que pedem mais UTIs e hospitais de campanha, só um dado de realidade, não há mais profissionais de saúde e com saúde para atuar nesses lugares. Nossos profissionais de saúde chegaram à exaustão. E um aviso aos incautos, 25% das pessoas que internam morrem, se for para UTI e for entubado, 50% de óbitos. Fizemos do Brasil um covidário, um lugar perfeito para a proliferação do vírus e das suas novas variantes. Deus nos ajude!”