Uma baleia jubarte apareceu morta em uma praia de Matinhos, no Litoral do Paraná. A informação é da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR que, coincidetemente, participa do curso de capacitação para atendimento de encalhe de grandes cetáceos (baleias), e que fez o registro na página do Facebook. "Nesta manhã de sexta (02/03) amanhecemos com o acionamento de encalhe de uma baleia em praia paranaense, exatamente enquanto parte da equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) participa do curso de capacitação para atendimento de encalhe de grandes cetáceos (baleias)', diz o texto.
Uma equipe de biólogos foi até o local e encontrou a baleia, uma fêmea com cerca de 7 metros de comprimento. Foram retiradas amostras para ajudar a descobrir a causa da morte do animal. Na postagem, a equipe do LEC lembra que na última semana, outros dois casos de encalhe de animais mortos da mesma espécie ocorreram no litoral norte do Rio Grande do Sul.
"Apesar da espécie sair recentemente da lista de espécies brasileiras ameaçadas, as preocupações quanto à sua conservação continuam e os encalhes nos últimos dois anos vem recebendo a atenção dos pesquisadores".