Esportes

Família Carta, 46 anos de automobilismo no Paraná

Os irmãos Andrei e Ruslan Carta Filho estarão escrevendo mais um capítulo da história da família nas pistas

Ruslan Carta Filho, Ruslan Carta e Andrei Carta: uma família com história no automobilismo do Paraná

Crédito: Divulgação
Ruslan Carta Filho, Ruslan Carta e Andrei Carta: uma família com história no automobilismo do Paraná Crédito: Divulgação

Ao participarem da etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Marcas no próximo sábado e domingo, em Cascavel, os irmãos Andrei e Ruslan Carta Filho estarão escrevendo mais um capítulo da história da família nas pistas. Eles iniciam a 46ª temporada dos Carta no automobilismo.

Toda a história começou com o patriarca, Ruslan Carta, em 1974, quando participou como navegador de uma prova de rali. Desde então um Carta esteve presente em competições de rali, velocidade na terra, kart ou velocidade no asfalto.

Ruslan competiu, venceu e conquistou títulos no Paranaense, nas 500 Milhas de Londrina, nas Mil Milhas Brasileiras, no Paranaense de Velocidade na Terra, onde defendeu nos anos 80 a famosa equipe Atlantic, que, além dele, tinha Xandy Negrão no Brasileiro de Marcas, Hélio Seikel na Fórmula Ford e Luiz Evandro Águia no Rali.

Ao sentir o interesse dos filhos pelo esporte motor, Ruslan foi aliviando o pé e dando mais apoio aos garotos. Assim, Andrei, com seis anos, e Ruslan Filho, com oito, estrearam no kart, competindo na categoria Cadete.

De lá para cá os garotos cresceram, evoluíram e hoje não estrelas do automobilismo paranaense, com projetos para, na próxima temporada, passarem para categorias nacionais. “Não estou mais acelerando, mas estou sempre presente nas pistas, estou sempre por perto, auxiliando no que é possível. Há dez anos, a Stumpf de Cascavel cuida da parte técnica e, assim, Andrei e Ruslan Filho estão sempre na luta por títulos”, acentua Ruslan Carla, orgulhoso pelo desempenho de seus herdeiros.

                   Títulos

Ruslan conquistou vários títulos ao longo de sua carreira, a se destacar o de bicampeão paranaense da categoria 1.600 na Velocidade na Terra em 1989/2000 e o de campeão paranaense da categoria Força Livre na Velocidade na Terra em 2000.

Já Andrei e Ruslan Carta Filho, em dupla, têm em seus currículos títulos como os de bicampeões paranaenses da categoria Turismo 2012/2013, campeões da Turismo no Metropolitano de Curitiba em 2013, campeões do Festival Brasileiro de Marcas 1.6 em 2014 e campeões da categoria Marcas A no Paranaense de Marcas de 2015. Os dois têm também vários títulos de vice-campeões no Paranaense e no Metropolitano de Marcas. Neste ano, eles passam a competir individualmente.

A etapa de abertura do Campeonato Paranaense de Marcas, neste sábado e domingo, em Cascavel, terá promoção e organização do Automóvel Clube de Cascavel, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e apoio do Hotel Caiuá.

Toniolo é vice

Guki Toniolo (DVA/Bento Turismo) foi um dos destaques do Open do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, realizado sábado, no Kartódromo Beto Carrero World, em Penha (SC). Ele se sagrou vice-campeão da categoria Cadete.