Foz do Iguaçu – Representantes das 40 instituições que integram a Rede Proteger, entre elas a Itaipu Binacional, vão participar do desfile cívico, neste domingo (10), em comemoração aos 104 anos de Foz do Iguaçu. A participação da Rede será marcada por um ato de conscientização sobre o trabalho infantil. O desfile começa às 9h, no Parque de Eventos do CTG Charrua.
Durante a ação, serão distribuídos cerca de 4 mil cata-ventos da Campanha Trinacional de Combate à Violência Infanto-Juvenil na Tríplice Fronteira que tem como tema “Trabalho Infantil é Crime”. No material há o número de disque-denúncia dos três países: Brasil, Paraguai e Argentina.
Também serão distribuídos panfletos da campanha de combate à violência contra a criança e ao adolescente, denominada "Não engula o choro". A campanha é promovida pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
A Itaipu Binacional é uma das 40 instituições integrantes da Rede Proteger. A empresa participa por meio do PPCA (Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente).
Exploração infantil
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerada exploração toda forma de trabalho realizada por meninos e meninas com menos de 16 anos. É permitido, no entanto, que maiores de 14 anos trabalhem na condição de aprendiz.
Um levantamento feito pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2015, apontou que 99 mil meninos e meninas trabalhavam de forma irregular no Paraná. Dessas, 3 mil crianças tinham entre cinco e nove anos.
Em 2017, a Rede Proteger também participou do desfile. O pedido foi pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes.