Moscou – A Copa do Mundo Rússia 2018 terá um dia partidas decisivas nesta sexta-feira, com confronto entre os principais concorrentes às vagas nas oitavas de final pelos grupos A e B. Pela chave B, Portugal e Espanha medem forças às 15h (de Brasília) no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.
Campeã mundial há oito anos e da Europa em 2008 e 2012, a seleção espanhola chega para a competição deste ano em evidência pela saída do técnico Julen Lopetegui – e a chegada de Fernando Hierro – às vésperas da estreia e também por não perder há quase dois anos. A última derrota foi na Eurocopa 2016, vencida justamente por Portugal.
O último revés da Espanha foi para a Itália, em 26 de junho daquele ano. Desde então, realizou 20 partidas, com 14 vitórias e seis empates. Na reta final de preparação para a Copa, derrotou a Tunísia (1 a 0) e empatou com a Suíça (1 a 1).
Já a seleção portuguesa está em situação mais tranquila, tanto extracampo quando dentro das quatro linhas. Isso muito se deve ao fato de seu astro chegar, o atacante Cristiano Ronaldo, estar em excelente forma física, diferentemente do que ocorreu no Mundial de 2014, no Brasil.
Na reta final de preparação para a Rússia 2018, Portugal fez três jogos: empate, em casa e sem Cristiano Ronaldo, com a Tunísia (2 a 2), empate sem gols na Bélgica e vitória em casa sobre a Argélia (3 a 0), que não está no Mundial.