Apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil é um dos objetivos do Programa Geração Atitude, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
De acordo com a coordenadora do Geração Atitude 2018 no Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Carla Cristina Manarin Carrera, desde maio já foram realizadas várias palestras aos alunos da Regional de Ensino, com temas do Guia do Cidadão (caderno que contém diversos conteúdos relacionados à política, democracia e cidadania).
Além de realizarem estudos e debates, os estudantes podem participar da Caravana da Cidadania representando o Núcleo de Educação com Projetos de Lei a respeito de temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. O que se espera é que, compreendendo melhor esses assuntos, possam se tornar agentes transformadores da realidade, participando de discussões importantes envolvendo a escola, o bairro, a cidade, o Estado e o país, passando a atuar como protagonistas de suas próprias histórias.
Projetos
Em 2017, o Projeto de Lei selecionado para a Caravana da Cidadania, em Curitiba, foi o do estudante Guilherme Henrique Malinowski, do Colégio Estadual Wilson Joffre, orientado pela professora Thais Damaris da Rocha Thomazini, que ressaltou “a obrigatoriedade de capacitação para produtores rurais do Paraná sobre o uso correto dos agrotóxicos e biocidas”. Até 8 de julho estão abertas as inscrições para Projetos de Lei do Geração Atitude 2018.