Cotidiano

Blindados sobre trilhos

A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que tem sede em Cascavel, fará uma operação de cunho logístico na próxima quarta-feira (8) para experimentação de transporte ferroviário. Serão embarcados no terminal da Ferroeste, em Cascavel, 31 blindados modelo Guarani e levados até Paranaguá.

O major Rodrigo Ribeiro explica que a Operação Atlântico 5 é uma iniciativa do Ministério da Defesa e desenvolvida em conjunto com a Marinha do Brasil.

Inicialmente estava previsto o desembarque das viaturas militares em Paranaguá, onde embarcariam em um navio mercante contratado pela Marinha. “Entretanto, por problemas no contrato, a Marinha só conseguiu fazer o contrato para o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina”, diz.

Assim, de Paranaguá os blindados seguirão pela rodovia até São Francisco do Sul para o embarque no navio mercante fretado para a operação militar. A operação tem a participação de outras unidades militares e o embarque nos navios será tanto de viaturas blindadas como não blindadas.

Um dos objetivos é saber se é mais viável o transporte de blindados e outras viaturas por modal ferroviário ou rodovia. “A finalidade é levantar dados de planejamento sobre transporte ferroviário, sobre embarque em navio, meios necessários e forma de contratação para que no final a gente possa ter um relatório para poder empregar não só aqui na área do Paraná, mas como em qualquer outra área”, ressalta o oficial.

Custos da operação

Para o transporte dos blindados, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada contratou a Rumo Malha Sul. O custo da operação para levar os 31 blindados até Paranaguá será de R$ 258,9 mil. O contrato dispensou licitação devido à inviabilidade da competição. A Rumo Malha Sul é a única empresa que possui os vagões para esse tipo de transporte na Ferroeste.