Um novo capítulo, desta vez com final feliz, foi dado rumo à melhoria da qualidade de vida das famílias que viveram por décadas precariamente na área invadida do Jardim Gramado, em Cascavel, e que foram realocadas pela prefeitura no Jardim Veneza, na região sul da cidade.
O prefeito Leonaldo Paranhos foi ao loteamento e, com o presidente da Cohavel, Ney Haveroth, e o gestor do Território Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão, anunciou a regularização fundiária da área, o que possibilitará a implantação de várias melhorias naquela região.
"É um movimento que vem de tempos dessas famílias; são mais de 20 anos, desde o Jardim Gramado, e hoje estamos tomando uma grande decisão, que é o reconhecimento dessa área. É um tema que precisamos solucionar, e tornar este local, de fato, um conjunto habitacional digno, para que essas famílias, essas crianças, possam crescer num ambiente com a sensação de estar regular", enfatizou o prefeito.
Isso, segundo o coordenador do MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), Sílvio Gonçalves, vem ao encontro de uma grande reivindicação do grupo, que há tempos espera por moradia digna.
Investimentos
A prefeitura já vem trabalhando para melhorar as condições de moradia no loteamento. Há cerca de duas semanas concluiu a abertura de cinco ruas. Foi feito o patrolamento das vias, alargamento e cascalhamento, amenizando os problemas com barro e pó. Também foi encaminhado ofício solicitando que a Sanepar implante no loteamento o sistema de saneamento, com a rede de água e de esgoto.
Morar Legal
Para a regularização da área e criação do loteamento, que possibilitará a rede elétrica e outras benfeitorias, foi encaminhado ao governo do Estado a inclusão da área no Programa Morar Legal. Caso isso não seja possível, a Cohavel fará a regularização com recursos próprios.
Pelo menos 200 famílias moram no loteamento; uma delas é a de Joana Lopes Cavalheiro, que mesmo com o pé machucado fez questão de acompanhar a reunião e a visita da equipe de governo. "É um sonho o que está acontecendo. Tão raro uma visita ilustre com boas notícias que não quis ficar em casa e perder esta bênção. A vida aqui está melhorando a cada dia e agora ficará ainda melhor", assegurou.